Teoria econômica do crime: uma abordagem a partir do programa bolsa família no estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v10i25.1981Keywords:
Bolsa Família, Criminalidade, Desigualdade de Renda, Políticas Públicas, Variáveis SocioeconômicasAbstract
O aumento da criminalidade tem motivado pesquisas buscando soluções para amenizar a incidência de crimes, bem como através de variáveis socioeconômicas, explicar os altos índices de criminalidade que assolam a sociedade contemporânea. Os trabalhos empíricos revelam que alguns aspectos econômicos, como concentração de renda, nível educacional, taxa de desemprego, conseguem explicar o fenômeno da criminalidade nas regiões brasileiras. Entretanto tem poucos trabalhos que retratam o efeito do programa Bolsa Família na incidência da criminalidade. No presente estudo busca-se analisar a relação dessas duas variáveis. O assunto se mostra de suma importância, uma vez que retrata um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade, por conseguinte, discussões em torno da temática promovem inferências que proporcionam a criação de políticas públicas que visam o combate da criminalidade. Como resultados, destaca-se que o programa Bolsa Família, ao contrário do que se esperava, não se apresentou como uma variável que tende a auxiliar a diminuição dos índices de criminalidade para os 496 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.