Caracterização do trabalho gerencial na secretaria municipal de educação de santa Maria de Jetibá-ES

Authors

  • Edgar Miertschink Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. http://orcid.org/0000-0002-1709-7019
  • Gelson Silva Junquilho Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v10i25.1943

Keywords:

Gestão pública, Gestão educacional, Trabalho gerencial, Funções gerenciais, Gestores educacionais.

Abstract

Esta pesquisa teve a intenção de descrever as características do trabalho gerencial de gestores educacionais a partir de suas percepções sobre ações realizadas junto aos demais membros da comunidade escolar, equipes de gestão e de uma Secretaria Municipal de Educação.  Em primeiro momento, documentos foram analisados para conhecimento e caracterização da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação. Para se entender as características dos gestores optou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com objetivo de buscar certo aprofundamento nas ações vivenciadas pelos entrevistados. Os dados obtidos nas entrevistas apresentaram fragmentos que foram submetidos à análise de conteúdo buscando o entendimento das relações vividas no ambiente da gestão educacional, conseguindo retratar algumas características das ações de gerenciamento do grupo estudado. A expectativa é de que esta pesquisa instigue novos diálogos sobre as relações de gestores educacionais, em especial de coordenadores de escolas multisseriadas e de chefias internas de sistemas educacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edgar Miertschink, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Programa de Pós-Graduação em Administração.

Gelson Silva Junquilho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Programa de Pós-Graduação em Administração.

Published

2016-04-28

How to Cite

Miertschink, E., & Junquilho, G. S. (2016). Caracterização do trabalho gerencial na secretaria municipal de educação de santa Maria de Jetibá-ES. Management & Society Electronic Journal, 10(25), 1228–1254. https://doi.org/10.21171/ges.v10i25.1943