INTERPRETAÇÕES ACERCA DA INFLUÊNCIA DAS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS NA ESCOLHA DE ALIMENTOS INFANTIS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v7i16.1528Keywords:
Comportamento do consumidor . Informações nutricionais . Hábitos de alimentação infantil.Abstract
Diversos estudos têm demonstrado que, nas últimas décadas, mudanças nos hábitos alimentares vêm ocorrendo e que a proliferação de alimentos com diferentes finalidades passou a exigir do consumidor um alto nível de informação. Este artigo tem por objetivo principal investigar os fatores que influenciam a compra de alimentos infantis, observando especialmente os significados atribuídos por mães às informações nutricionais. Foram entrevistadas mães de diferentes níveis de escolaridade, renda, profissão e bairro de residência na cidade do Rio de Janeiro. O tratamento dos dados coletados ocorreu por meio da análise de conteúdo e, ao longo das entrevistas, foram questionados, por exemplo, quais fatores as mães entrevistadas consideravam importantes ao comprar alimentos para seus filhos e se tinham o costume de consultar as tabelas nutricionais dos alimentos no supermercado quando os estavam comprando. Adicionalmente, buscamos compreender o que, na perspectiva das mães, significam “alimentos pouco saudáveis” e qual conceito tinham sobre alimentos “nutritivos” e “saudáveis” - investigando se seriam sinônimos ou não. A partir de tais procedimentos, os resultados mostram que os três principais fatores que influenciam a compra de alimentos para os filhos são: i) preço; ii) marca; e iii) a influência dos filhos. As interpretações a respeito das informações nutricionais puderam ser agrupadas em cinco categorias, quais sejam: 1) comprando besteira; 2) nutritivo versus saudável; 3) comer bem; 4) fatores importantes ao comprar alimentos para os filhos; e 5) informações nutricionais na intenção de compra.
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