Logística reversa, legislação e sustentabilidade: o óleo de fritura residual como matéria-prima para produção de biodiesel
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v10i27.2107Keywords:
Óleo de Fritura Residual. Biodiesel. Logística Reversa. Sustentabilidade. Legislação.Abstract
Este estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a logística reversa, legislação e sustentabilidade com relação ao uso do óleo de fritura residual, o qual pode ser matéria-prima para produção do biodiesel no Brasil. A pesquisa é de caráter exploratório, e bibliográfico quanto aos métodos de coleta de dados. Os ganhos ambientais, econômicos e sociais que podem ser obtidos com a venda do resíduo para transformação em biodiesel, pode ser limitado pela falta de Leis específicas e de incentivos federais no país para este fim. Uma forma de reduzir o custo do biodiesel produzido a partir desta matéria-prima é utilizar uma rota otimizada de coleta e transporte deste resíduo, o qual se encontra disperso em áreas urbanas. Através da logística reversa do óleo de fritura residual, aponta-se que a sustentabilidade em seus aspectos social, econômico e ambiental, a aplicação de uma legislação eficaz e a otimização da rota de coleta, são condicionantes para criação de um efetivo programa do uso desse resíduo para produção de biodiesel.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.