MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO: CONSTRUINDO UM HOLOGRAMA
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1354Keywords:
Cultura Organizacional, Integração, Consenso, Mecanismos, Artefatos.Abstract
Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado em uma Agência de Varejo do Banco Beta, sobre as manifestações culturais da empresa visando à integração dos seus valores e crenças. A cultura organizacional é estudada sob três diferentes perspectivas: a integração, a diferenciação e a fragmentação (MARTIN, 2001). É cada vez maior a preocupação das organizações em criar mecanismos que promovam a atuação dos funcionários em favor dos interesses organizacionais. Nesta pesquisa, a perspectiva da integração orienta o objetivo de identificar os mecanismos utilizados por uma empresa para criar o consenso nas manifestações culturais. O método utilizado é o estudo de caso e a coleta de dados foi feita por meio da análise de documentos da empresa e de entrevistas. Os resultados indicam uma forte busca pelo consenso nas manifestações culturais por toda a organização, com ações continuadas de integração dos valores e crenças apregoados pela instituição.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-05-15
How to Cite
Casavechia, C., Medeiros, C. R. de O., & Valadão Júnior, V. M. (2012). MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO: CONSTRUINDO UM HOLOGRAMA. Management & Society Electronic Journal, 5(12), 216–235. https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1354
Issue
Section
Articles
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.