REFLEXÕES INICIAIS SOBRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v5i10.1344Keywords:
Comunicação organizacional, Estratégia como prática, Práticas comunicacionais e discursivas.Abstract
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a comunicação organizacional na abordagem da estratégia como prática social. Tal ponderação baseia-se nas contribuições da Escola de Montreal, a qual apresenta uma compreensão específica da comunicação como constitutiva das organizações. Neste ensaio teórico explora-se a interface entre os dois temas propostos - estratégia como prática e comunicação organizacional - evidenciando alguns estudos que já esquadrinharam esta relação. Apresentam-se inicialmente as questões fundamentais sobre a abordagem da estratégia como prática. A seguir, são tecidas considerações sobre a comunicação nas práticas estratégicas e percebe-se que esta pode ser compreendida como uma forma de entender a prática estratégica; uma aproximação metodológica do processo e; uma metáfora do mesmo. Deste modo, apresenta-se o processo estratégico como uma construção organizacional pautada em ações e práticas comunicacionais e discursivas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-01-08
How to Cite
Rese, N., Casali, A. M., & Canhada, D. I. D. (2011). REFLEXÕES INICIAIS SOBRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL. Management & Society Electronic Journal, 5(10), 42–56. https://doi.org/10.21171/ges.v5i10.1344
Issue
Section
Articles
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.