Estratégia competitiva e marketing corporativo diferenças e semelhanças

Autores

  • Jorge Alexandre Vanin Faculdades Integradas São Judas Tadeu
  • Paula Maines Da Silva Ulbra

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v4i7.937

Palavras-chave:

planejamento, estratégia, competição, marketing, mercado.

Resumo

O presente trabalho analisa os assuntos “Estratégias Corporativas” e “Marketing Corporativo”, destacando sua importância, congruências e discrepâncias, a partir da teoria existente. Enquanto a estratégia, segundo Ansoff (1991), é um dos vários conjuntos de regras de decisão que orientam o comportamento de uma organização, o marketing envolve-se em todas as etapas dos processos das organizações: este tem ações iniciadas com a identificação de uma necessidade ou desejo do consumidor, passando pela concepção, desenvolvimento, comunicação, distribuição do produto ou serviço, até a medição da satisfação dos clientes. Conclui-se que ambos os processos atuam conjuntamente e são da maior importância para os resultados das organizações. Embora estejam ligados a diferentes níveis de responsabilidade, ambos definem conjuntos de ações cujo sucesso depende da sua coerência.

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Biografia do Autor

Jorge Alexandre Vanin, Faculdades Integradas São Judas Tadeu

Mestre em Estratégia das Organizações pela Unisinos. Especialistas em Finanças Internacionais pela UFRGS e grduado pela PUCRS em Administração de empresas. Docente nos cursos de graduação em Administração, atua nas Faculdades integradas S. Judas Tadeu de Porto Alegre (RS), na graduação em Administração com ênfase em Negócios Internacionais. Exerceu função de gerente de Administração em agência bancária, após ter trabalhado trinta anos, sendo sua carreira concluída como administrador no segmento corporate do banco, além de ter atuado como educador corporativo na área de recursos humanos por seis anos, na função bancária. Trabalhou cinco anos no comércio e na indústria de vinhos. Atua em diversas disciplinas ligadas à área de gestão e estratégia das organizações, tanto na modalidade presencial como à distância. Atua como produtor conteudista de disciplinas para o ensino a distância.

Paula Maines Da Silva, Ulbra

Turismóloga pela PUC-RS e Especialista em Marketing pela ULBRA. Mestranda no programa de Estratégia das Organizações pela Unisinos, Coordenadora do Curso Tecnológico em Gestão de Turismo e Docente nos Cursos Tecnológicos na ULBRA.

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Publicado

2010-10-04

Como Citar

Vanin, J. A., & Da Silva, P. M. (2010). Estratégia competitiva e marketing corporativo diferenças e semelhanças. Gestão E Sociedade, 4(7), 489–512. https://doi.org/10.21171/ges.v4i7.937

Edição

Seção

Artigos