A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DAS PRÁTICAS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA E A ALAVANCAGEM FINANCEIRA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR ENERGÉTICO NO ANO DE 2008
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v3i6.809Palavras-chave:
Governança Corporativa, alavancagem, rentabilidade, tamanho e estrutura de capitalResumo
O objetivo deste estudo foi analisar se a adoção às práticas de Governança Corporativa, por parte de empresas brasileiras do setor elétrico, influencia na sua alavancagem financeira. Foram incluídos também no modelo os fatores tamanho e rentabilidade, para isolar o efeito destes no endividamento das empresas. Foram avaliadas 51 empresas do setor elétrico, no ano de 2008. A análise foi realizada a partir do método estatístico de regressão linear múltipla, utilizando o teste t para validar os coeficientes encontrados. Os resultados demonstraram que a adesão às práticas de Governança Corporativa diminui o nível de alavancagem, sendo que a variável se apresentou estatisticamente significativa. A hipótese levantada é que a Governança Corporativa eleva o valor das ações das empresas, incentivando o uso de capital próprio. Já as variáveis tamanho e rentabilidade confirmaram as teorias, apresentando relações positiva e negativa respectivamente. Entretanto, estes dois fatores não se apresentaram estatisticamente significativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.