CONDIÇÕES AMBIENTAIS E AÇÕES DOS GOVERNOS DOS MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v2i3.550Palavras-chave:
Crise ambiental, governo municipal, políticas públicas, IPA, IAPAM.Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa voltada para a atuação do governo dos vinte maiores municípios, em população, de Pernambuco, com vistas à atenuação da crise ambiental. A pesquisa buscou registrar, também, as relações do governo municipal com o federal e o estadual. Foi abordado na pesquisa um conjunto de temas prioritários na discussão sobre as contribuições do governo municipal para a sustentabilidade ambiental, quais sejam: os principais aspectos da crise ambiental presentes no município; a Agenda 21 local; os programas em execução ou previstos, voltados para a preservação, conservação e reparação do ambiente natural (projetos, atividades, ações, medidas, etc.); as normas sobre o uso e a ocupação do solo, especificamente, a delimitação de espaços de proteção; a destinação dos resíduos sólidos; a proteção das águas; as formas de cooperação com os governos estadual e federal; a existência, ou não, de uma instância consultiva ou deliberativa, com participação dos vários segmentos da sociedade no âmbito municipal e sua atuação (os conhecidos Conselhos Municipais de Meio Ambiente). A pesquisa buscou alcançar resultados segundo esses diversos ângulos, mas cuidou, especialmente, de examinar a responsabilidade das políticas públicas municipais na atenuação da crise ambiental e na participação dessa instância de governo no Brasil na adoção de medidas com vistas ao futuro das relações entre a sociedade humana e a natureza. Dois índices construídos durante a pesquisa são aqui trazidos para discussão: o destinado a medir as agressões ao ambiente, hierarquizando-se os municípios segundo o grau dos danos (IPA – Índice das Pressões Antrópicas); e o voltado para quantificar as ações desenvolvidas pelos governos municipais (IAPAM – Índice de Atenuação das Pressões Antrópicaspelos Governos Municipais).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.