ANALISANDO AS DIMENSÕES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASOS COM GERENTES E VENDEDORES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Lúcio Flávio Renault Morais
  • Cláudio Flávio Renault Moraes

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v1i2.544

Palavras-chave:

Modernidade, Comprometimento, Comportamento.

Resumo

A questão da modernidade tem sido colocada, nos dias atuais, para destacar a relevância de as organizações se prepararem para enfrentar a competição nos padrões da nova configuração do mundo dos negócios. Entretanto, o que sobressai nesse contexto de modernidade é a necessidade de possuir uma força de trabalho que esteja permanentemente comprometida com os obejtivos da empresa. Portanto, dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar as dimensões do comprometimento dos vendedores e gerentes de duas redes de lojas do setor varejista do comércio da cidade de Belo Horizonte. Quanto aos métodos de pesquisa, este é um estudo descritivo e quantitativo, tendo utilizado duas metodologias positivistas - survey e estudo de corte trasnversal - e uma metodologia fenomenológica - estudo de caso. Os resultados encontrados indicariam um grau moderado de comprometimento. Por fim, apresentaram-se as implicações acadêmicas e práticas, bem como as limitações deste estudo e recomendações para futuras pesquisas.

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Publicado

2009-07-17

Como Citar

Morais, L. F. R., & Moraes, C. F. R. (2009). ANALISANDO AS DIMENSÕES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASOS COM GERENTES E VENDEDORES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE. Gestão E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.21171/ges.v1i2.544

Edição

Seção

Artigos