O PROCESSO DE “EMBRANQUECIMENTO” EM UM CURSO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES DO PRECONCEITO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROFISSIONAL

Autores

  • Larissa Bolzan UFPel
  • Patrícia Martins Fagundes Cabral Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v17i45.3659

Palavras-chave:

racismo, ensino superior, processo de empranquecimento

Resumo

Este artigo empreendeu uma reflexão sobre o preconceito racial em um curso superior de Administração e as implicações deste na construção de um profissional, e sua importância justifica-se por não abundarem estudos que discutam os efeitos do preconceito racial na formação profissional da área de administração. O referencial constitui-se de uma discussão sobre aspectos sociológicos, psicológicos e educacionais. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, de natureza qualitativa e exploratória, com coleta de dados primários no campo delimitado. As informações decorreram, portanto, de dois grupos de foco e cinco entrevistas semiestruturadas, com discentes e docentes de uma IES pública brasileira. Para tratamento dos dados utilizou-se a Análise de Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados indicam que a classe social é um aspecto que define a negritude; mostrou que a inclusão social e a ascensão social provocou uma espécie de “embranquecimento” em determinado grupo de acadêmicos. Quanto ao processo de ensino, o preconceito racial foi considerado um fator limitante. Como estudos futuros sugere-se discussões específicas sobre o tema que gerem a cocriação de soluções e de formas como tratar o racismo, seja ele explícito ou velado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Martins Fagundes Cabral, Unisinos

Doutora em Psicologia, com tese sobre Liderança e Processo Grupal (PUCRS, 2008) Mestre em Administração de Empresas (PUC-Rio, 1999); Especialização em Coaching Ontológico Empresarial (Universidad San Sebastian - Chile/ Newfield Consulting, 2017) e graduada em Psicologia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1993) . ProfessoraTitular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, vinculada ao PPG em Gestão e Negócios, onde coordena grupo de pesquisa sobre Liderança e Gestão de Pessoas e atua, como docente, no Doutorado Profissional em Gestão e Negócios, e nos Mestrados Profissionais em Gestão e Negócios; Gestão Educacional. Professora visitante no Master on Work, Organizational and Personnel Psychology (WOP-P Erasmus Mundus, 2013), desenvolvendo junto à Universidade de Évora e à Universidade de Coimbra projetos de pesquisa sobre Liderança Capital Psicológico e sobre Motivação para o Trabalho. Atua em consultoria nas áreas: desenvolvimento de liderança e de equipes, comportamento organizacional e gestão de pessoas.

Referências

ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Interpretações sobre os retratos dos afro-descendentes na mídia de massa. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, Ed. Especial, p. 119-146, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000500006

ALCADIPANI, R.; BRESLER, R. McDonaldização do ensino. Carta Capital. São Paulo. 6: 20-24 p. 2000.

ALMEIDA, R. D. S.; NOVO, L. F.; ANDRADE, C. O. Expansão, Mercantilização e Educação Bancária no Ensino Superior Brasileiro. In: Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. Santa Catarina. Anais [...] XII 2011.

ALTMANN, W. Censo IBGE 2010 e Religião (IBGE 2010 Census and Religion) - DOI: https://doi.org/10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1122. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 10, n. 28, p. 1122-1129, 2012.

BARATA, R. B. As desigualdades étnicas necessariamente significam racismo? In: FIOCRUZ, E. (Ed.). Como e porque as desigualdade sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro, 2009. p. 55-71.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa Com Texto, Imagem e Som. Petrópolis: Editores Vozes, 2015. 516.

BOLZAN, L. M.; ANTUNES, E. D. D. O que clama as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Anais [...] Salvador/BA. V.2016.

CARVALHO, I. B.; CASTRO, A. C. Currículo, Racismo e o ensino de Língua Portuguesa: as relações étnico-raciais na educação e na sociedade. Educação & Sociedade, v. 38, n. 138, p. 133-151, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017156888

COURTINE, J. J. O Chapéu de Cleméntis. Observações sobre Memória e o Esquecimento na Enunciação do Discurso Público. In: INDURSKY, F. e FERREIRA, M. C. L. (Ed.). Os Múltiplos Territórios da Análise de Discurso. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 2009.

DIJK, T. A. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2012.

FERREIRA, M. C. L. Glossário de Termos do Discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2013.

FLICK, U. Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GASKELL, G. Entrevistas Individuais ou Grupais. In: VOZES, E. (Ed.). Pesquisa Qualitativa Com Texto, Imagem e Som. Rio de Janeiro, v.13, 2015. p.64-89.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 2010. 200 p.

GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

GOMES, N. L. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipo ou ressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação, n. 21, p. 40-51, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000300004

GUERREIRO RAMOS, A. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1981.

_____________________. Administração e contexto brasileiro: esboço de uma teoria geral da administração. Rio de Janeiro; Editora FGV, 1984.

GUIMARÃES, R. C.; LOVISON, A. M. Representação Social e Formação da Consciência Crítica no Curso de Graduação em Administração de uma Universidade Pública. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Anais [...] Brasília/DF. IV 2013.

HERINGER, R.; FERREIRA, R. Análise das Principais Políticas de Inclusão de Estudantes Negros no ensino superior no Brasil no período 2001-2008. Observatório da Jurisdição Constitucional, ano 5, p. 1-26, 2011. https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/observatorio/article/view/683

LAGE, M. L. C. et al. Preconceito Maquiado: O racismo no mundo fashionista e da beleza. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 4, p. 47-62, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v10i4.818

LOURENÇO, C. D. D. S. "Eu não Faço Adm, Eu Faço Empresa Júnior": Compreendendo uma EJ por meio da Análise Crítica de Discurso. In: XXXVIII Encontro da ANPAD. Anais [...] Rio de Janeiro/RJ. XXXVIII EnANPAD 2014.

______. Empresas Juniores: Coadjuvantes ou protagonistas na formação dos administradores? XXXIX Encontro da ANPAD. Anais [...] Belo Horizonte/MG. XXXIX EnANPAD 2015.

MAGALHÃES, A. C.; JARAMILLO, I. D. T.; PATRUS, R. O Ensino de Administração no Brasil e na Colômbia: Um Estudo Histórico Comparativo. Encontro da ANPAD. Anais [...] Rio de Janeiro. XXXVIII EnANPAD 2014.

MAGGIE, Y. Racismo e anti-racismo: preconceito, discriminação e os jovens estudantes nas escolas cariocas. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 739-751, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300006

MOEHLECKE, S. Propostas de ações afirmativas no Brasil: o acesso da população negra ao ensino superior. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

______. Ação Afirmativa no Ensino Superior entre a Excelência e a Justiça Racial. Educação & Sociedade, v. 25, n. 88, p. 757-776, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000300006

NOGUCHI, L. M.; MEDEIROS, I. B. D. O. Resiliência e Ética: Desafios da Contemporaneidade na Formação de Administradores da Geração Y. In: Encontro da ANPAD. Anais [...] Rio de Janeiro. XXXVIII 2014.

OLIVEIRA, M. J. S. Negras (in)confidências: Bullying, não. Isto é racismo. Salvador: Mazza Edições, 2015.

ORLANDI, E. Língua e Conhecimento Linguístico: Para uma História das Ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

______. Segmentar ou Recortar. Série Estudos. Lingüística: Questões e Controvérsias 2009.

PALMA, L. C.; PEDROZO, E. A. Aprendizagem e Mudança Transformadora: Estratégias para as Escolas de Gestão que Buscam a Promoção da Sustentabilidade. Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. XXXVIII 2014.

PATRUS, R.; MAGALHÃES, A. C. A Pedagogia Histórico-Crítica como orientadora da prática educativa de cursos superiores de Administração. In: Encontro da ANPAD. Anais [...] Rio de Janeiro/RJ. XXXVI EnANPAD 2012.

PASCALE, P. Nuevas formas de racismo: estado de la cuestión en la Psicología Social Del Prejuicio. Ciência Política, v. 4, n. 1, p. 57-69, 2010. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-42212010000100006&lng=es&nrm=iso

PEREIRA, E. M. C. O Projeto Livro-Caixa como Estratégia Pedagógica de Avaliação no Ensino de Administração: Levando o Ambiente de Trabalho para dentro da Sala de Aula Encontro da ANPAD. Anais [...] Rio de Janiero. XXXVIII 2014.

PEREIRA, C.; TORRES, A. R. R.; ALMEIDA, S. T. Um Estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 95-107, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000100010

PEREIRA, S.; ZIENTARSKI, C. Políticas de Ação Afirmativa e Pobreza no Brasil. INEP Revistas, 2015.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: Uma Crítica à Afirmação do Óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

SANSONE, L.. Nem somente preto ou negro: o sistema de classificação racial no Brasil que muda. Afro-Ásia , n. 18, 1996. DOI: https://doi.org/10.9771/aa.v0i18.20904

SANTOS, A. O.; Schucman, L. V.; MARTINS, H.V. Breve histórico do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnico-raciais. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. Ed. Especial, p. 166-175, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000500012

STAKE, R. E. Pesquisa Qualitativa: Estudando como as Coisas Funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011. 263.

SÁ, P.; MONTEIRO, A.; LOPES, A. Ensino, avaliação e aprendizagem em universidades brasileira. In: (Ed.). Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas. Lisboa: EDUCA, v.I, 2014. p.353 - 382.

UNGARETTI, J.; ETCHEZAHAR, E.; SIMKIN, H. El estudio del prejuicio desde una perspectiva psicológica: cuatro períodos históricoconceptuales para la comprensión del fenómeno. Calidad De Vida Y Salud, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: < http://revistacdvs.uflo.edu.ar/index.php/CdVUFLO/article/view/79>

VIEIRA, P. A. D. S. A cor das cotas nas universidades brasileiras: ação afirmativa, raça e sobrerrepresentação de grupos sociais no ensino superior. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 7, n. 17, p. 23-44, 2015. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/69

WALKER, C.; GLEAVES, A. Constructing the caring higher educations teacher: a theoretical framework. Teaching and Teacher Education, v. 54, p. 65-76, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.11.013

ZIMERMAN, D. A importância dos grupos na saúde, cultura e diversidade. Revista Vínculo, v. 4, n. 4, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-24902007000100002&lng=pt&nrm=iso

Downloads

Publicado

2023-01-04

Como Citar

Bolzan, L., & Fagundes Cabral, P. M. (2023). O PROCESSO DE “EMBRANQUECIMENTO” EM UM CURSO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES DO PRECONCEITO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROFISSIONAL. Gestão E Sociedade, 16(45). https://doi.org/10.21171/ges.v17i45.3659