O ESTADO DA ARTE NA GESTÃO DE PESSOAS DO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Claucir Antonio Weiber Junior Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1461-6554
  • Wesley Vieira da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Jansen Maia Del Corso Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Luciano Luiz Dalazen Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Gilson Debastiani Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v16i44.3635

Palavras-chave:

Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas, Atração Organizacional, Retenção Organizacional, Comprometimento Organizacional, Setor Público

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura (RSL) baseada no estado da arte da pesquisa em políticas e práticas de gestão de pessoas (PPGP) e os fatores de atração, retenção e comprometimento organizacional nas organizações do setor público. O método de pesquisa baseou-se em uma RSL, combinando bibliometria e análise de conteúdo. A amostra é composta por 117 artigos extraídos da base Web of Science, analisada quantitativamente com apoio de estatística descritiva, redes de cocitação, acoplamento e palavras-chave. Os resultados revelam a evolução das publicações sobre o tema, com relativa conexão entre os estudos, e que a literatura das PPGP divide-se em quatro categorias, de acordo com seu foco principal: satisfação no trabalho, comprometimento organizacional, motivação no serviço público, e envolvimento e retenção. Conclui-se que a literatura é carente de estudos em diferentes áreas do setor público e inúmeras lacunas necessitam ser preenchidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claucir Antonio Weiber Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Pós Graduação Lacto Sensu em Economia Empresarial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002). Atualmente é Assessor de Gestão de Pessoas no Exército Brasileiro - EB. Tem experiência nos cursos de Administração, Logística, Comércio Exterior e Processos Gerenciais.

Wesley Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha com as grandes áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, com ênfase nas seguintes temáticas: Métodos Quantitativos e Econométricos, Finanças Comportamentais, Gerenciamento de Riscos; Análise de Eficiência Técnica e Inovação. Exerceu a função de Coordenador do Mestrado/Doutorado em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná durante o período de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2017 e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq Nível 1D. Foi Professor Visitante dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. É professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGA-UFERSA), além de atuar como professor e vice-coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública em Redes (PROFIAP/UFAL). Participa como membro efetivo do conselho da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC), e é Líder do Grupo de Pesquisas em Processos Decisórios da UFAL. Publicou diversos artigos científicos em periódicos de elevado impacto nacional e internacional. https://orcid.org/0000-0001-5354-8676 https://orcid.org/0000-0001-5354-8676.

Jansen Maia Del Corso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doctor in Management Science pela ESADE-Escola Superior DAdministració i Direcció dEmpreses, Universitat Ramón Llull, Barcelona, Catalunya, Espanha, 2002; Mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV-Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, RJ/BR, 1986; Especialização (Lato Sensu) em Administração, com ênfase em Marketing, pela FAE Business School, Curitiba, PR/BR, 1979; Graduação - Licenciatura em Disciplinas Especializadas do 2º Grau pela UFPR-Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR/BR, 1978; graduação - Bacharel em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1977); graduação - Licenciatura em Educação Física pela ESEFDPR da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR/BR, 1974; Atualmente é Professor Titular no PPAD-Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR-Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde Coordena/orienta projetos de pesquisa em Planejamento Organizacional e Design/Modelagem Organizacional, É Revisor de artigos de diversas Revistas nacionais e internacionais; É Consultor e Palestrante sobre Gestão Estratégica Organizacional em Organizações Públicas e Privadas. ORCID http://orcid.org/0000-0003.4493-1627

Luciano Luiz Dalazen, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), área de concentração Administração Estratégica. Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem experiência na área de ciência e tecnologia de alimentos, incluindo processos industriais. Estuda preferencialmente Finanças Comportamentais, Estratégia e Métodos Quantitativos em Administração. Integrante do grupo de pesquisa de Processos Decisórios (PUCPR) (2013) e de Modelagem e Gestão da Estratégia do Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE) (2015). Avaliador de Periódicos e eventos nas temáticas de Estratégia e Métodos Quantitativos.

Gilson Debastiani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorando no programa de Engenharia de Energia na Agricultura (UNIOESTE, 2019), Mestre em Energia na Agricultura - (UNIOESTE, 2013), Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (FAG, 2011), graduado em Física nas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (FACIPAL, 2002). Também possui graduação em Tecnologia em Gestão Pública (EsIE, 2020). É militar do Exército Brasileiro - Ministério da Defesa. Foi professor no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, nos Colegiados de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, nas disciplinas de Fontes Alternativas e Renováveis de Energia Elétrica, Física Geral, Física Cinemática e Dinâmica, Mecânica Geral e Mecânica Estática, e Professor na Pós Graduação da Faculdade de Tecnologia SENAI Cascavel, cursos de Eficiência Energética na Indústria e Eficiência Energética na Manutenção, com a disciplina de Eficiência Energética. Tem experiência em Energias Renováveis (com ênfase em energia eólica e fotovoltaica), em Sistemas Híbridos, em Eficiência Energética, em Geração Distribuída, em Geração Isolada, em Física e Administração Pública. Atua em dimensionamentos de sistemas fotovoltaicos on / off grid, na Diretoria de Obras Militares, para atender demandas militares do Exército Brasileiro em todo Território Nacional, especialmente na região Amazônica.

Referências

AARTS, J. Intuition-based and observation-based grammars. In: English corpus linguistics. [s.l.] Routledge, p. 56–74, 2014.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook for social research. Sage, 2000.

CARMO, L. J. O.; ASSIS, L. B. de; MARTINS, M. G.; SALDANHA, C. C. T.; GOMES, P. A. Gestão estratégica de pessoas no setor público: percepções de gestores e funcionários acerca de seus limites e possibilidades em uma autarquia federal. Revista do Serviço Público, v. 69, n. 2, p. 164–192, 2018.

CARON, D.; GADONSKI, J.; COSTA, V. F.; RODRIGUES, G. F. A gestão de pessoas e suas repercussões na inclusão laboral de pessoas com deficiência. Gestão e Sociedade, v. 15, n. 42, 2021.

CARROLL, K. Ambition Is Priceless: Socialization, Ambition, and Representative Bureaucracy. The American Review of Public Administration, v. 47, n. 2, p. 209-229, 2017.

CHORDIYA, R.; SABHARWAL, M.; GOODMAN, D. Affective organizational commitment and job satisfaction: A cross‐national comparative study. Public Administration, v. 95, n. 1, p. 178-195, 2017.

CÔRTES, F. G.; MENESES, P. P. M. Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal brasileiro: condições para a implementação. Revista de Administração Pública, v. 53, n. 4, p. 657–686, 2019.

COSTA, A. C.; DEMO, G.; PASCHOAL, T. Políticas e práticas de gestão de pessoas produzem servidores públicos resilientes? Evidência da validação de um modelo estrutural e de modelos de mensuração. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, v. 21, n. 1, p. 70–85, 2019.

CROSSAN, M. M.; APAYDIN, M. A multi-dimensional framework of organizational innovation: A systematic review of the literature. Journal of Management Studies, v. 47, n. 6, p. 1154–1191, 2010.

DEHART-DAVIS, L.; PANDEY, S. Red tape and public employees: Does perceived rule dysfunction alienate managers? Journal of Public Administration Research and Theory, v. 15, n. 1, p. 133-148, 2005.

DEMO, G. et al. Human resources management policies and practices scale (HRMPPS): exploratory and confirmatory factor analysis.Brazilian Administration Review, v. 9, n. 4, p. 395–420, 2012.

DEMO, G.; FERNANDES, T.; FOGAÇA, N. A influência dos valores organizacionais na percepção de políticas e práticas de gestão de pessoas. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 23, n. 1, p. 89–117, 2017.

DEMO, G.; FOGAÇA, N.; COSTA, A. C. Políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações: cenário da produção nacional de primeira linha e agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE, v. 16, n. 2, p. 250–263, 2018.

ESTEVE, M. et al. The Effects of Doing More with Less in the Public Sector: Evidence from a Large-Scale Survey. Public Administration Review, v. 77, n. 4, p. 544-553, 2017.

FEENEY, M. K.; STRITCH, J. M. Family-Friendly Policies, Gender, and Work-Life Balance in the Public Sector. Review of Public Personnel Administration, v. 39, n. 3, p. 422-448, 2019.

FONSECA, D. R. DA et al. Autonomia para gestão estratégica de pessoas no setor público federal: perspectivas de análise e agenda de pesquisa. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 6, p. 1451–1475, 2013.

FREITAS, W. R. DE S.; JABBOUR, C. J. C. Rumo à Gestão Estratégica de Recursos Humanos? Estudo de Caso em uma Organização Pública Paulista. Revista de Ciências da Administração, v. 12, n. 26, p. 163–188, 2010.

GENARI, D.; MACKE, J. Gestão estratégica de recursos humanos e inovação de produto: proposições de pesquisa relacionadas às práticas de atração, retenção e desenvolvimento. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, v. 12, n. 33, p. 2508–2540, 2018.

HANSEN, J. R.; KJELDSEN, A. M. Comparing Affective Commitment in the Public and Private Sectors: A Comprehensive Test of Multiple Mediation Effects. International Public Management Journal, v. 21, n. 4, p. 558-588, 2018.

JIN, M. H.; MCDONALD, B.; PARK, J. Does Public Service Motivation Matter in Public Higher Education? Testing the Theories of Person-Organization Fit and Organizational Commitment Through a Serial Multiple Mediation Model. The American Review of Public Administration, v. 48, n. 1, p. 82-97, 2018.

KIM, S. Participative management and job satisfaction: Lessons for management leadership. Public administration review, v. 62, n. 2, p. 231-241, 2002.

KIM, S. Y.; FERNANDEZ, S. Employee Empowerment and Turnover Intention in the US Federal Bureaucracy. The American Review of Public Administration, v. 47, n. 1, p. 4-22, 2017.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1–26, 2004.

KLEIN, F. A.; MASCARENHAS, A. O. Motivação, satisfação profissional e evasão no serviço público: o caso da carreira de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Revista de Administração Pública, v. 50, n. 1, p. 17–39, 2016.

KONTOGHIORGHES, C. Linking high performance organizational culture and talent management: satisfaction/motivation and organizational commitment as mediators. International Journal of Human Resource Management, v. 27, n. 16, p. 1833–1853, 2016.

LEVITATS, Z.; VIGODA-GADOT, E. Yours emotionally: How emotional intelligence infuses public service motivation and affects the job outcomes of public personnel. Public Administration, v. 95, n. 3, p. 759-775, 2017.

LITTELL, J. H.; CORCORAN, J.; PILLAI, V. Systematic reviews and meta-analysis. [s.l.] Oxford University Press, 2008.

LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; NASCIMENTO, S. DO. Relação do comprometimento organizacional e da satisfação no trabalho de funcionários públicos municipais. Revista de Administração Pública, v. 51, n. 6, p. 947–967, 2017.

LYONS, S.; DUXBURY, L.; HIGGINS, C. A comparison of the values and commitment of private sector, public sector, and parapublic sector employees. Public Administration Review, v. 66, n. 4, p. 605-618, 2006.

MARIANO, A. M.; SANTOS, M. R. Revisão da Literatura: Apresentação de uma Abordagem Integradora. AEDEM International Conference - Economy, Business and Uncertainty, AEDEM International Conference. p. 427–443, 2017.

MARTÍN-ALCÁZAR, F.; ROMERO-FERNÁNDEZ, P. M.; SÁNCHEZ-GARDEY, G. Strategic human resource management: integrating the universalistic, contingent, configurational and contextual perspectives. The International Journal of Human Resource Management, v. 16, n. 5, p. 633–659, 2005.

MCSWEENEY, P. J. Gephi network statistics. Google Summer of Code, p. 1–8, 2009.

MIAO, Q. et al. How Leadership and Public Service Motivation Enhance Innovative Behavior. Public Administration Review, v. 78, n. 1, p. 71-81, 2018.

MOTTA, P. R. D. M. O estado da arte da gestão pública. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 1, p. 82–90, 2013.

MOURA, A. L. N. DE; SOUZA, B. C. DE. Gestão estratégica de pessoas na administração indireta do setor público federal: na prática, ainda um discurso. Revista do Serviço Público, v. 67, n. 4, p. 575–602, 2016.

MOYNIHAN, D. P.; PANDEY, S. K. Finding workable levers over work motivation. Administration & Society, v. 39, n. 7, p. 803-832, 2007.

OGLIARA, M.; FISCHER, A. L. Implementação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos: revisão da literatura acadêmica. Anais, 2019 Rio de Janeiro: ANPAD, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002965759. Acesso em; out. 2021.

PANDEY, S. K.; WRIGHT, B. E.; MOYNIHAN, D. P. Public service motivation and interpersonal citizenship behavior in public organizations: Testing a preliminary model. International public management journal, v. 11, n. 1, p. 89-108, 2008.

PAROLA, H. R. et al. Demographic determinants of public service motivation: a meta-analysis of PSM-age and gender relationships. Public Management Review, v. 21, n. 10, p. 1397-1419, 2019.

PODGER, A. Enduring Challenges and New Developments in Public Human Resource Management: Australia as an Example of International Experience. Review of Public Personnel Administration, v. 37, n. 1, p. 108–128, 2017.

RYU, G. Rethinking Public Service Motivation From the Perspective of Person-Environment Fit: Complementary or Supplementary Relationship? Review of Public Personnel Administration, v. 37, n. 3, p. 351-368, 2017.

Scimago Journal & Country Rank (SJR). 2018. https://www.scimagojr.com/

SEECK, H.; DIEHL, M.-R. A literature review on HRM and innovation – taking stock and future directions. The International Journal of Human Resource Management, v. 28, n. 6, p. 913–944, 2017.

SOBRAL, F.; FURTADO, L.; ISLAM, G. The Pathways That Make New Public Employees Committed: A Dual-Process Model Triggered by Newcomer Learning. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 27, n. 4, p. 692-709, 2017.

STAZYK, E. C.; DAVIS, R. S. Transformational leaders: bridging the gap between goal ambiguity and public value involvement. Public Management Review, v. 22, n. 3, p. 364-385, 2020.

TAYLOR, J. Organizational influences, public service motivation and work outcomes: An Australian study. International Public Management Journal, v. 11, n. 1, p. 67-88, 2008.

THAKUR, S. J.; BHATNAGAR, J. Mediator analysis of job embeddedness: Relationship between work-life balance practices and turnover intentions. Employee Relations, v. 39, n. 5, p. 718–731, 2017.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, n. 3, p. 207–222, 2003.

VAN DER VOET, J.; VERMEEREN, B. Change Management in Hard Times: Can Change Management Mitigate the Negative Relationship Between Cutbacks and the Organizational Commitment and Work Engagement of Public Sector Employees? The American Review of Public Administration, v. 47, n. 2, p. 230-252, 2017.

VANDENABEELE, W. The mediating effect of job satisfaction and organizational commitment on self-reported performance: more robust evidence of the PSM-performance relationship. International review of administrative sciences, v. 75, n. 1, p. 11-34, 2009.

VIGODA, E; GOLEMBIEWSKI, R. T. Citizenship behavior and the spirit of new managerialism: A theoretical framework and challenge for governance. The American Review of Public Administration, v. 31, n. 3, p. 273-295, 2001.

VOGEL, R.; GÜTTEL, W. H. The Dynamic Capability View in Strategic Management: A Bibliometric Review: DCV in Strategic Management. International Journal of Management Reviews, v. 15, n. 4, p. 426–446, 2013.

WRIGHT, B. E.; HASSAN, S.; CHRISTENSEN, R. K. Job choice and performance: Revisiting core assumptions about public service motivation. International Public Management Journal, v. 20, n. 1, p. 108-131, 2017.

Downloads

Publicado

2022-11-26

Como Citar

Weiber Junior, C. A., DA SILVA, W. V. . ., DEL CORSO , J. M. ., DALAZEN, L. L. . ., & DEBASTIANI , G. (2022). O ESTADO DA ARTE NA GESTÃO DE PESSOAS DO SETOR PÚBLICO. Gestão E Sociedade, 16(44). https://doi.org/10.21171/ges.v16i44.3635