ANÁLISE SENSORIAL

UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA CONVERGÊNCIA SENSÓRIO-PERCEPTUAL NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE PERFUME

Autores

  • Jose Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo e FATEC-PR
  • Marcela Augusta Nogueira Vilela Profissional Autônoma
  • Rodrigo Medeiros Ribeiro Faculdade de Tecnologia de Curitiba - FATEC-PR
  • Thalles Augusto Tissot-Lara Principal Investimentos
  • Altieres de Oliveira Silva Editor Executivo do International Journal of Professional Business Review

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v15i43.3572

Palavras-chave:

Análise sensorial; Comportamento do consumidor; Marketing sensorial; Perfumes; Sentidos

Resumo

Esta pesquisa estuda a convergência perceptiva dos consumidores na compra de perfumes, considerando-se os quatro sentidos (olfato, visão, tato e audição (influências sociais)). A convergência perceptiva foi determinada como variável dependente, e cada sentido, uma variável independente. Realizou-se um levantamento com 321 respondentes, evidenciando a influência dos construtos sensoriais do consumidor. As correlações mais fortes foram entre "percepção olfativa" e "audição" (imagem social do perfume) e "cheiro" e "toque". As menores correlações foram "visão" e "cheiro". A convergência sensorial é melhor explicada pelos construtos "cheiro" e "toque", enquanto a "visão" e a "audição" (sugestões de perfume), não indicaram fortes contribuições. Constatou-se a importância da análise de convergência sensorial no setor de perfumaria, tanto em investigações científicas quanto na indústria. Recomenda-se a utilização de neurotecnologias para se obter conhecimento sobre influências neurossensoriais, por exemplo a neuroplasticidade, nas experiências sensoriais em perfumes, produtos alimentícios, bebidas, fármacos, varejo, entre outras possibilidades de marketing.

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Biografia do Autor

Jose Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo e FATEC-PR

PhD em Economia de Empresas, pela Universitat Autònoma de Barcelona. MSc em Administração/Negócios Internacionais, pela Fundação Getúlio Vargas, SP. Graduado em Administração, pela FCCAMS, Juiz de Fora. Prof. Aposentado da UFMG e Ex-Professor da Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora. Consultor de diversas empresas.

Marcela Augusta Nogueira Vilela, Profissional Autônoma

MSc em Administração, pela Fundação Pedro Leopoldo. MBA em Gestão Estratégica da Informação, pela UFMG. Graduação em Comunicação Social, pela Faculdade Promove. Profissional Autônoma

Rodrigo Medeiros Ribeiro, Faculdade de Tecnologia de Curitiba - FATEC-PR

Doutor e Mestre em Economia e Política Florestal – UFPR e graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participou do programa de intercâmbio CAPES/BRAFITEC, permanecendo um ano na França. É Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR).

Thalles Augusto Tissot-Lara, Principal Investimentos

Engenheiro Mecânico, pela PUC MInas. Analista Financeiro, pela Principal Investimentos.

Altieres de Oliveira Silva, Editor Executivo do International Journal of Professional Business Review

MSc em Administração, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania, pelo Centro Universitário Unicuritiba. Editor Executivo do International Journal of Professional Business Review e da Revista Jurídica Unicuritiba. 

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

Lara, J. E., Vilela, M. A. N., Ribeiro, R. M., Tissot-Lara, T. A. ., & Silva, A. de O. . (2021). ANÁLISE SENSORIAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA CONVERGÊNCIA SENSÓRIO-PERCEPTUAL NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE PERFUME. Gestão E Sociedade, 15(43). https://doi.org/10.21171/ges.v15i43.3572