MERCADO DE ESPERANÇA
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE COACHES NO BRASIL SOB A ÓTICA DA MODERNIDADE LÍQUIDA
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v15i43.3510Palavras-chave:
Modernidade líquida, Identidade profissional, Atividade de coach, CoachingResumo
A sociedade atual possui entre suas características a transitoriedade e a instabilidade, as quais afetam significativamente relacionamentos e instituições, promovendo, inclusive, a ascensão e declínio de algumas ocupações. Uma profissão que vem ganhando visibilidade e mercado no Brasil é a de coach. Diante da precariedade de referências sobre esta profissão e a efervescência de iniciativas para sua regularização, propõe-se compreender como se constitui a identidade profissional dos coaches no Brasil a partir da ótica da modernidade líquida. Trata-se de uma pesquisa interpretativista balizada pela visão baumaniana. Os sujeitos de pesquisa foram 11 coaches que realizaram a formação no Brasil e atuam neste mercado. Os resultados mostram que, ainda que haja intenções positivas advindas dos coaches brasileiros, estes não percebem as pressões às quais submetem seus clientes e possuem menor clareza ainda acerca da situação em que se encontram, na qual estão sendo alienados e, por conseguinte, alienando quem busca por seus serviços.
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