ANÁLISE DO SUPORTE INSTITUCIONAL E O DESEMPENHO ACADÊMICO DE CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v16i46.3491Palavras-chave:
Ensino Superior, Suporte institucional, Desempenho acadêmico, Ciências Contábeis, ENADEResumo
As mudanças ocorridas no ensino superior tornaram-se uma realidade presente e as discussões acerca do desempenho acadêmico passaram por alterações relevantes sobretudo nos últimos triênios. Dentre elas, ressaltam-se as questões voltadas para análise do suporte institucional que viabilize condições de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, o estudo objetiva analisar a correlação entre o suporte institucional e o desempenho acadêmico de cursos de Ciências Contábeis de Universidades Federais Brasileiras. Em relação à metodologia, a pesquisa é descritiva, quantitativa e documental, e analisou um total de 40 cursos de Ciências Contábeis que se submeteram ao ENADE nos triênios de avaliação 2012, 2015 e 2018, por meio das técnicas de estatística descritiva e correlação de Pearson. De modo geral, os discentes se mostraram satisfeitos com os aspectos relativos ao suporte institucional ofertado pelas instituições de ensino, como recursos disponíveis, instalações físicas, biblioteca, condições para participação em eventos, suporte de monitores e tutores, e atividades extraclasses. Essas variáveis apresentaram significância estatística e mostraram associação moderada com o desempenho acadêmico dos cursos analisados.
Downloads
Referências
ARAÚJO, P. C. D.; MADURO, M. R.; ZOGAHIB, A. L.; LIMA, O. P.; SILVA, L. C. J. Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas instituições de ensino superior: uma realidade no estado do Amazonas. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 9, n. 23, p. 961-976, maio/ago., 2015.
CACETE, N. H. Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 1061-1076, out./dez., 2014.
CAMARGO, R. V. W.; CAMARGO, R. C. C. P.; ANDRADE, D. F.; BORNIA, A. C. Desempenho dos alunos de Ciências Contábeis na prova Enade 2012: uma aplicação da Teoria da Reposta ao Item. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPeC, v. 10, n. 3, p. 332-355, jul./set., 2016.
CAMPBELL, M. Motivational systems theory and the academic performance of college students. Journal of College Teaching & Learning, v. 4, n. 7, 2007.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
CORNACHIONE JUNIOR, E. B.; DA CUNHA, J. V. A.; DE LUCA, M. M. M.; OTT, E. O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadêmico de alunos da graduação em Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 21, n. 53, p. 1-24, mai./ago., 2010.
CRUZ, C. V. O. A.; CORRAR, L. J.; SLOMSKI, V. A Docência e o Desempenho dos Alunos dos Cursos de Graduação em Contabilidade no Brasil. Contabilidade Vista & Revista. Belo Horizonte, v. 19, n. 4, p. 15-37, out./dez., 2008.
FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de Ciências Contábeis. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015.
FOX, A.; STEVENSON, L.; CONNELLY, P.; DUFF, A.; DUNLOP, A. Peer-mentoring undergraduate accounting students: the influence on approaches to learning and academic performance. Active learning in higher education, v. 11, n. 2, p. 145-156, 2010.
FULLY, R. M. P.; TEIXEIRA, A. Os efeitos da Educação sobre o Progresso Tecnológico no Brasil. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 10, n. 25, p. 1274-1283, jan./abr., 2016.
GLEWWE, P. W.; HANUSHEK, E. A.; HUMPAGE, S.; RAVINA, R. School resources and educational outcomes in developing countries: a review of the literature from 1990 to 2010. National Bureau of Economic Research, n. 17.554, 2011.
GRIBOSKI, C. M. Regular e/ou induzir qualidade?: os cursos de pedagogia nos ciclos avaliativos do SINAES. 2014. 482 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2014.
GUJARATI, D. N.; PORTER, D. C. Econometria básica. 5 ed. Porto Alegre: AMGH, 924p, 2011.
IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. São Paulo, 11ª ed., 2015.
LIMA, P. G. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: Alguns cenários e leituras. Avaliação, v. 18, n. 1, p. 85-105, 2013.
MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C.; CORNACHIONE JR., E. B. To sir with love: the relations between teacher qualification and student performance in accounting. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 15, n. 48, p. 462-481, 2013.
MIRANDA, G. J.; MAMEDE, S. P. N.; MARQUES, A. V. C.; ROGERS, P. Determinantes do desempenho acadêmico em ciências contábeis: uma análise de variáveis comportamentais. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 14., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2014.
MIRANDA, G. J.; LEMOS, K. C. S.; OLIVEIRA, A. S.; FERREIRA, M. A. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 20, p. 175-209, maio/ago., 2015.
MOURA, A. C. R.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. Desempenho acadêmico em ciências contábeis: turno noturno versus diurno. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 34, n. 1, p. 57-70, jan./abr., 2015.
NASCIMENTO, M. Atribuição de causalidade ao desempenho acadêmico e autoestima de estudantes de Ciências Contábeis. 2016. 151 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
NUNES, E. B. L. L. P.; DUARTE, M. M. S. L. T.; PEREIRA, I. C. A. Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES. Avaliação, Sorocaba-SP, v. 22, n. 2, p. 373-384, jul., 2017.
RODRIGUES, D. S.; SANTOS, N. A.; SANTANA, M. S.; LEMES, A. P. M. Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no Exame Nacional de Desempenho do Estudante do curso de Ciências Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 14, n. 33, p. 101-117, set./dez., 2017.
SANTOS, C. M. L. S. A. Estatística Descritiva: Manual de Autoaprendizagem. Lisboa: Edições Sílabo, 2018.
SILVA, G. M. S.; ROSA, F. S. O curso de Ciências Contábeis no Brasil: um estudo sobre as Políticas Públicas de ensino superior e seu reflexo na oferta e na demanda no período de 2001 a 2013. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 6, n. 2, p. 94-111, maio/ago., 2016.
SILVA, T. D.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. Ações institucionais preparatórias para o ENADE nos cursos de Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, v. 13, n. 1, p. 65-84, 2017.
SILVEIRA C.; CAMARGO, C.; MIRANDA, G. J.; OLIVEIRA, M. F. Fatores que afetam o desempenho no ENADE em IES da cidade de Uberlândia-MG: um estudo multicasos. In: Congresso Anpcont, 8., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPCONT, 2014.
SOARES, S. V.; SILVA, V. P.; NOVA, S. P. C. C.; GOIS, A. D. Programas de pós-graduação em Contabilidade: semelhanças e diferenças da produção bibliográfica. Race: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 17, n. 2, p. 695-732, 2018.
TAVARES, M. G. M.; MENEGHEL, S. M.; ROBL, F.; BARREYRO, G. B.; ROTHEN, J. C.; SOUSA, J. V. Políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/96: desafios para a avaliação. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 81-99, jan./jun., 2011.
THIENGO, L. C.; ALMEIDA, M. L. P.; BIANCHETTI, L. Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais. Educ. rev. [online], v. 35, n. 76, p. 259-278, 2019.
VASCONCELOS, L. Economia da educação. In: ARVATE, P. R.; BIDERMAN, C. (Org.). Economia do setor público no Brasil. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2010.
VEIGA, F. H.; FESTAS, I.; TAVEIRA, C.; GALVÃO, D.; JANEIRO, I.; CONOBOY, J.; NOGUEIRA, J. Envolvimento dos alunos na escola: conceito e relação com o desempenho académico - sua importância na formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 46, n. 2, p. 31-47, 2014.
VICENTE, J. M.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. Desempenho acadêmico inferior dos alunos do “Fundão”: mito ou realidade? Revista de Contabilidade e Organizações. Uberlândia, v. 8, n. 22, p. 39-48, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gestão e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.