Organizational communication in social media times of COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v14i39.3298Palavras-chave:
comunicação organizacional, mídias sociais, pandemia, COVID-19Resumo
O contexto da pandemia da COVID-19 tem causado mudanças na comunicação organizacional. O momento exige que as empresas adotem uma postura de sensibilidade ao momento e contribuição com a sociedade. Dessa forma, buscamos nesse artigo refletir sobre como as organizações têm se comunicado com os seus consumidores por meio de dois exemplos, Madero e Magazine Luiza. Discutimos ainda como os consumidores têm reagido às ações destas empresas nas redes sociais, e por fim, apresentamos sugestões de estratégias de comunicação organizacional em tempos de pandemia.
Downloads
Referências
EDELMAN. Barometer Edelman Trust. Trust Special Report: Trust in brands and Coronavirus pandemic (Brazilian and global data). 2020. Available in: https://www.edelman.com.br/sites/g/files/aatuss291/files/2020-04/2020%20ETB%20Brands%20and%20the%20Coronavirus_Brasil%20com%20Global_POR.pdf. Accessed: 5 May. 2020.
MACHADO, J.; BARICHELLO, E. Communication of crisis in digital social media: a study of Twitter, Facebook and Petrobras corporate blog. Organicom. v. 12, n. 22 p. 187-197.
SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. Brand crisis management: the use of information for prevention, identification and management. Brazilian Business Management Magazine, v. 20, n. 1, 2018.
THINK WITH GOOGLE. 5 approaches that are helping brands and people in Brazil during COVID-19. 2020. Available in: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/5-abordagens-que-estao-ajudando-marcas-e-pessoas-no-brasil-durante-a-covid-19/. Accessed: 5 May. 2020.
TWITTER BRAZIL. Brand communication in times of crisis. 2020. Available in: https://blog.twitter.com/pt_br/topics/company/2019/comunicacao-de-marca-em-tempos-de-crise.html. Accessed: 8 May. 2020.
WHO. World Health Organization. 2020. Available in: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Accessed: 5 May. 2020.
WORLD BANK. The Economy in the Time of Covid-19. ALC Semiannual Report, April 2020. Available in: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/33555. Accessed: 7 May. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.