A abordagem da gestão de processos no contexto da administração pública: um estudo numa câmara legislativa local
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v14i40.2964Palavras-chave:
Gestão de Processos, Administração pública, câmara legislativa, criação de lei, Agreste PernambucanoResumo
Com base na metodologia orientada à abordagem da gestão de processos, desenvolvida a partir de Rotondaro (2005), Bouer (2005) e Paim et al. (2009), o objetivo central deste artigo é analisar o processo de elaboração do projeto de lei ordinária (PLO) numa Câmara Legislativa Local com o intuito de identificar problemas operacionais e propor melhorias. Usamos métodos como entrevistas semiestruturadas, reuniões, técnica do brainstorming, pesquisa documental e dados secundários de controle dos projetos de leis produzidos pelos departamentos organizacionais envolvidos no estudo. Como principais resultados, foi possível identificar uma estrutura funcional por processos transversais que coloca o cidadão/usuário como personagem central. Também foi possível perceber a interferência de questões políticas e culturais típicas da administração pública do Nordeste, que intervêm no processo de criação do projeto de lei ordinária analisado. Diante do principal problema observado, a saber, a ausência de uma análise prévia dos projetos de lei, culminando no alto índice de rejeição, foi proposta uma nova fase ao processo detalhado por meio de fluxograma.
Palavras-Chave: Gestão de Processos, Administração Pública, Câmara Legislativa, Criação de Lei, Agreste de Pernambuco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.