Fatores determinantes do desempenho educacional no Sudeste Brasileiro

Autores

  • Juliana Maria de Araujo Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil
  • Débora Gonzaga Martin Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil
  • Evandro Rodrigues de Faria Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v14i2.2942

Palavras-chave:

Desempenho Educacional, Educação Básica, IDEB, Regressão Múltipla

Resumo

Este trabalho visa identificar os fatores socioeconômicos, demográficos, orçamentários e de gestão que exerçam influência no desempenho dos alunos, tomando-se como referência o sudeste brasileiro. Para atender aos objetivos utilizou-se 1542 observações de municípios e procedeu-se a uma regressão múltipla, utilizando o IDEB como variável dependente. Os resultados demonstraram que a melhoria na condição socioeconômica e na renda da população afeta positivamente as notas dos alunos, assim como, recursos do Fundeb. O estudo corrobora a importância das políticas públicas de redistribuição de renda, e investimentos financeiros para que diminuam as desigualdades educacionais existentes.

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

Araujo, J. M. de, Martin, D. G., Ferreira, M. A. M., & Faria, E. R. de. (2020). Fatores determinantes do desempenho educacional no Sudeste Brasileiro. Gestão E Sociedade, 14(38), 3507–3525. https://doi.org/10.21171/ges.v14i2.2942