Antecedentes da intenção de repetição de voto no mesmo político
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v14i37.2749Palavras-chave:
Marketing político, Repetição de voto, Lealdade do eleitorResumo
Este estudo teve como objetivo identificar a influência que a lealdade, o interesse em benefícios, a satisfação e a confiança no político possuem sobre a intenção do eleitor de repetir o voto em um mesmo político. Foi desenvolvido um modelo teórico com os construtos em questão, analogamente contextualizados do marketing de produtos e serviços. Confeccionado o questionário e realizada a coleta dos dados, a amostra final contou com 522 respondentes. A análise dos dados foi realizada por modelagem de equações estruturais e os resultados evidenciaram que a confiança, a satisfação e o interesse em benefícios influenciam positiva e diretamente a lealdade do eleitor, configurando-se antecedentes indiretos da intenção de repetição de voto, haja vista a verificação de que a lealdade influencia positiva e diretamente tal intenção. Conclui-se que a intenção de votar em um mesmo político perpassa diversos elementos comportamentais do eleitor, formando a sua lealdade ao político em reeleição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.