Estratégias de aprendizagem no trabalho: Uma prática exigida pela atualidade
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v14i37.2669Palavras-chave:
Estratégias de Aprendizagem no TrabalhoResumo
RESUMO
A aprendizagem é inerente ao ser humano e valorizada nos mais diversos contextos, especialmente, no âmbito do trabalho é valorizada porque os trabalhadores precisam aprender constantemente com vista a realizar suas atividades cotidianas e para inovar. Existem diversos construtos associados com essa temática, aqui o foco está nas estratégias de aprendizagem para aprender no Trabalho (EAT), que é definida como uma composição de práticas informais utilizadas pelos indivíduos, em qualquer situação, com o propósito de gerar aprendizado, tendo a finalidade de adquirir, armazenar, evocar e utilizar tais informações a serem aprendidas. Estas práticas apresentam três componentes que são cognitivo, afetivo e comportamental. Dada a relevância do conceito o objetivo central desse estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura na última década, 2007-2017, nos periódicos melhor avaliados pela CAPES. A bibliometria resultou em 31 artigos, sendo 22 nacionais e 09 internacionais. No Brasil, foram identificadas quatro escalas validadas para aferir EAT, prevalecem as investigações quantitativas. Ao cotejar os estudos nacionais com os internacionais se observa que os autores estrangeiros são citados pelos brasileiros, autores nacionais estão publicando no exterior, há citação cruzada. A agenda de pesquisa aponta a necessidade de investigar novos antecedentes e consequentes. O campo de estudos está em refinamento e consolidação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.