Os impactos do cooperativismo de produção no desenvolvimento de pequenos municípios
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i35.2551Resumo
A economia brasileira possui taxas elevadas de participação do cooperativismo no agronegócio, principalmente em pequenos municípios, e este modelo contribui com a ampliação dos mercados consumidores e no fortalecimento do pequeno produtor rural. Assim, objetiva-se compreender quais os impactos gerados pelo cooperativismo produtivo para o desenvolvimento econômico local e regional a partir do comparativo entre dois municípios de pequeno porte, um deles com e outro sem cooperativas de produção. Esta pesquisa se constitui em um estudo de caso de abordagem qualitativa e foi realizada nos municípios de Centenário/RS e Planalto Alegre/SC. Classifica-se como exploratória documental, com pesquisa em bases de dados, documentos, entrevistas e grupo focal. Os dados obtidos foram analisados pela aplicação da Matriz de Condicionantes, Potencialidades e Deficiências – CPD. Os resultados da análise apontaram para um elevado grau de participação e importância do cooperativismo no desenvolvimento de pequenos municípios por meio da alavancagem econômica promovida pelo mesmo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.