A Construção de Tecnologias Sociais como Produto das Pesquisas Transformativas do Consumidor

Uma Inspiração Psicossociológica

Autores

  • Bruno Medeiros Ássimos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gustavo Tomaz de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Georgiana Luna Batinga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2525

Resumo

Ainda que a profusão de trabalhos baseados na Transformative Consumer Research (TCR) tenha aumentado nos últimos anos, existem certas lacunas que precisam de maior atenção dos pesquisadores do campo. Uma delas refere-se tanto ao resultado quanto ao formato dos resultados das pesquisas. A partir da constatação dessa lacuna, este artigo, de cunho ensaístico, buscou discutir algumas questões atinentes à construção de tecnologias sociais como produto da pesquisa transformativa do consumidor, articulada por uma inspiração advinda da psicossociologia. Tal perspectiva se justifica pela similaridade entre as abordagens da TCR e das tecnologias sociais, em um processo de construção inspirado pela orientação construtivista da psicossociologia. Por meio desse debate, que é inaugurado nesse trabalho, espera-se que o resultado das pesquisas em TCR apresentem tecnologias sociais, que devidamente apropriadas pelos pesquisados, se tornem assertivas na tratativa de temáticas de consumo, aumentando o bem-estar a nível individual e coletivo.  

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Biografia do Autor

Bruno Medeiros Ássimos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Gustavo Tomaz de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais. Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Georgiana Luna Batinga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Ássimos, B. M., de Almeida, G. T., Batinga, G. L., & Pinto, M. de R. (2018). A Construção de Tecnologias Sociais como Produto das Pesquisas Transformativas do Consumidor: Uma Inspiração Psicossociológica. Gestão E Sociedade, 13(34). https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2525