A Construção de Tecnologias Sociais como Produto das Pesquisas Transformativas do Consumidor
Uma Inspiração Psicossociológica
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2525Resumo
Ainda que a profusão de trabalhos baseados na Transformative Consumer Research (TCR) tenha aumentado nos últimos anos, existem certas lacunas que precisam de maior atenção dos pesquisadores do campo. Uma delas refere-se tanto ao resultado quanto ao formato dos resultados das pesquisas. A partir da constatação dessa lacuna, este artigo, de cunho ensaístico, buscou discutir algumas questões atinentes à construção de tecnologias sociais como produto da pesquisa transformativa do consumidor, articulada por uma inspiração advinda da psicossociologia. Tal perspectiva se justifica pela similaridade entre as abordagens da TCR e das tecnologias sociais, em um processo de construção inspirado pela orientação construtivista da psicossociologia. Por meio desse debate, que é inaugurado nesse trabalho, espera-se que o resultado das pesquisas em TCR apresentem tecnologias sociais, que devidamente apropriadas pelos pesquisados, se tornem assertivas na tratativa de temáticas de consumo, aumentando o bem-estar a nível individual e coletivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.