Antecedentes da inovação na gestão pública: análise de experiências inovadoras do setor rural brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i35.2434Resumo
Este estudo analisa experiências de inovações no setor público brasileiro, no meio rural, premiadas nas 20 edições do “Concurso Inovação no Setor Público” promovido pela Escola Nacional de Administração Pública. Concomitantemente, analisa antecedentes, barreiras e indutores inerentes a tais inovações. O referencial teórico foi desenvolvido à luz do modelo de antecedentes da inovação no setor público. A pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva, com a utilização de análises documental e temática. Os resultados da análise de 16 casos inovadores do setor rural revelam maior número de indutores como antecedentes organizacionais e de barreiras como antecedentes ambientais. As ações desenvolvidas nas experiências para solucionar/minimizar as barreiras são indicadores de participação social, revelando que há, no quesito participação, um importante aspecto dos casos rurais premiados. Como agenda para pesquisas futuras, tornam-se relevantes estudos comparando experiências premiadas e experiências não premiadas quanto às características que explicam como dada iniciativa se torna caso de sucesso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.