Gestão estratégica de recursos humanos e inovação de produto: proposições de pesquisa relacionadas às práticas de atração, retenção e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v12i33.2320Resumo
As inovações de produto têm sido reconhecidas como importantes para as organizações enfrentarem um cenário competitivo e de constantes mudanças. Paralelamente, a gestão estratégica de recursos humanos (GERH) se apresenta como um importante preditor do desempenho organizacional. Embora algumas pesquisas assinalem as relações existentes entre as práticas de GERH e a inovação de produto, estudos recentes têm apontado a necessidade de aprofundamento teórico e empírico a respeito dos vínculos estabelecidos entre esses temas. Sendo assim, enfocando uma abordagem de complementariedade entre as práticas de GERH para a inovação de produto, o presente estudo objetiva contribuir para uma melhor compreensão de como essas temáticas se relacionam, principalmente no que se refere às práticas de atração, desenvolvimento e retenção de pessoas na organização. Nesse contexto, elaborou-se um conjunto de proposições, nas quais se destaca que o sistema de GERH pode impactar positivamente na inovação de produto.
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