Liderança Política no Brasil: processo e diagnóstico de uma crise (Ausência de liderança política, a verdadeira crise brasileira)
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v11i30.2263Palavras-chave:
Liderança Política, Ciência política, Contexto Brasileiro.Resumo
Assume-se que a “liderança política” (LP) consiste na capacidade do indivíduo colocar-se à frente dos processos políticos, conduzindo-os e fazendo-se seguir por outros indivíduos. As características da LP são a percepção do momento histórico em que se vive, a elevada consciência das circunstâncias, a perspicácia de ação, e habilidades de relacionamento que levam à persuasão de um amplo grupo; por fim, a efetivação de transformações políticas, econômicas e ou sociais. Ainda assim, ainda é necessário e será muito importante consutruir em bases mais sólidas e aperfeiçoar este conceito. De uma forma geral, políticos com estas características estão em falta no mundo inteiro e sua ausência se sente no Brasil de um modo particular. Os dois últimos casos de suposta LP brasileira são os de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), não havendo no cenário nacional indivíduos cujas características de LP possam ser compreendida como consolidadas. Propõem-se, neste artigo, apresentar e discutir este quadro, além de refletr por meio de qual processo se chegou a ele.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.