EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v12i32.2209Palavras-chave:
Clusters, Atratividade, CompetiçãoResumo
Clusters são concentrações de empresas similares e organizações correlatas, estas empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos. O presente trabalho objetiva identificar quais variáveis compõe os efeitos primários mencionados pelo teoria das relações Supra-Empresariais (Zacarelli, 2008) em um aglomerado comercial, denominado de Shopping Popular, situado no município de Rondonópolis - MT. Esta pesquisa possui abordagem quantitativa, sendo um estudo empírico de caráter exploratório. O suporte teórico leva em consideração o estudo das vantagens competitivas em clusters, as características de clusters comerciais e os efeitos das relações supra-empresariais sobre os membros que pertencem a um cluster, seja ele comercial ou industrial. Está cada vez mais claro que a atuação conjunta é a saída para a recuperação da economia local e fortalecimento contra a concorrência global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.