Os impactos da logística reversa social em uma cadeia de suprimentos do setor de papel da grande Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v11i29.2165Palavras-chave:
Cadeia de Suprimentos Sustentável. Logística Reversa Social. Impactos Sociais. Estudo de Caso. Setor de Papel.Resumo
O presente artigo tem por finalidade identificar os impactos da Logística Reversa Social (LRS) em uma cadeia de suprimentos do setor de papel em Curitiba e Região Metropolitana. Para alcançar o objetivo proposto, adotou-se o estudo de caso em uma cadeia de suprimentos, em que foram pesquisadas quatro empresas com atividades distintas do setor de papel. Dentre os principais resultados, destacam-se os benefícios de integração social dos catadores, a redução de resíduos no meio ambiente e a recuperação de valor. Como barreira para a aplicação da LRS destaca-se a falta de conscientização do usuário final com relação à separação de materiais, o que compromete a potencialização dos benefícios de uma cadeia de suprimentos sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.