Relações saudáveis no contexto organizacional: uma revisão teórica

Autores

  • Paula Narita Pereira Ebert IMED
  • Eliana Andréa Severo Professora do Mestrado em Administração da IMED
  • Daiane Johann Faculdade Meridional Imed

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v11i30.2082

Palavras-chave:

Organizações saudáveis e não saudáveis, Bem-estar, Fenômenos psicossociais

Resumo

Ao  longo da história o trabalho, sempre apresentou se como um fator motivacional e essencial na vida dos indivíduos. As organizações estão vivenciando um período de grandes mudanças e inovações tecnológicas, decorrentes da globalização e da competitividade do mercado internacional,. Neste contexto, os trabalhadores estão sendo cada vez mais pressionados à produtividade.  Ao ampliar sua visão de saúde de forma a incluir seus elos mais próximos, automaticamente a organização  está conquistando o equilíbrio das relações entre os objetivos organizacionais e pessoais. Quais são as características de uma organização saudável no contexto organizacional? O objetivo principal deste estudo é circunscrever a diferença entre uma organização saudável e não saudável a fim de traçar mudanças estratégicas que visem o bem-estar do indivíduo e a sustentabilidade da organização.  O estudo do contexto do trabalho é sempre relevante do ponto de vista social, pois alterações no trabalho influenciam toda a sociedade.   O estudo apresenta uma abordagem teórica qualitativa de carácter descritivo. Os resultados da pesquisa contribuem para o debate teórico e indicam a possibilidade de estudos futuros sobre o tema, visto sua importância social, econômica e estratégica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Narita Pereira Ebert, IMED

Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade Meridional IMED

Eliana Andréa Severo, Professora do Mestrado em Administração da IMED

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS.

Daiane Johann, Faculdade Meridional Imed

Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade Meridional IMED

Downloads

Publicado

2017-08-18

Como Citar

Ebert, P. N. P., Severo, E. A., & Johann, D. (2017). Relações saudáveis no contexto organizacional: uma revisão teórica. Gestão E Sociedade, 11(30), 1882–1907. https://doi.org/10.21171/ges.v11i30.2082