HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v6i15.1650Palavras-chave:
Capital Social, Habilidades Sociais, Desenvolvimento LocalResumo
O objetivo deste estudo é analisar os desafios enfrentados por uma comunidade educativa (professores, educadores e famílias) para construir relacionamentos colaborativos capazes de gerar oportunidades para o desenvolvimento local. Nós desenvolvemos uma revisão teórica sobre o conceito de capital social apoiadas nas obras de Bourdieu, Coleman e Putnam. O conceito de habilidades sociais e seus efeitos relacionados com a escola e a política educacional pública, foi outro tema discutido no referencial teórico. As estratégias metodológicas de coleta de dados são baseados em pesquisa qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas e grupo focal com membros da comunidade de uma escola pública localizada em um distrito do município de São João Del Rei, no estado de Minas Gerais, Brasil. A análise indica que a comunidade educativa, apesar da presença de articulação social dinâmica orientada pelas Habilidades Sociais e Capital Social, não consegue gerar impacto mais consistente e relevante para o desenvolvimento local.Downloads
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Publicado
2012-12-27
Como Citar
Guerra, J. F. C., & Teodósio, A. dos S. de S. (2012). HABILIDADES SOCIAIS E CAPITAL SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Gestão E Sociedade, 6(15), 360–377. https://doi.org/10.21171/ges.v6i15.1650
Edição
Seção
Edição temática "Cidade, Cidadania e Dinâmicas Organizativas"
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