Logística reversa, legislação e sustentabilidade: o óleo de fritura residual como matéria-prima para produção de biodiesel

Autores

  • Sandra Mara Stocker Lago Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0001-7452-9853
  • Weimar Freire da Rocha Jr. Dr. Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v10i27.2107

Palavras-chave:

Óleo de Fritura Residual. Biodiesel. Logística Reversa. Sustentabilidade. Legislação.

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a logística reversa, legislação e sustentabilidade com relação ao uso do óleo de fritura residual, o qual pode ser matéria-prima para produção do biodiesel no Brasil. A pesquisa é de caráter exploratório, e bibliográfico quanto aos métodos de coleta de dados. Os ganhos ambientais, econômicos e sociais que podem ser obtidos com a venda do resíduo para transformação em biodiesel, pode ser limitado pela falta de Leis específicas e de incentivos federais no país para este fim. Uma forma de reduzir o custo do biodiesel produzido a partir desta matéria-prima é utilizar uma rota otimizada de coleta e transporte deste resíduo, o qual se encontra disperso em áreas urbanas. Através da logística reversa do óleo de fritura residual, aponta-se que a sustentabilidade em seus aspectos social, econômico e ambiental, a aplicação de uma legislação eficaz e a otimização da rota de coleta, são condicionantes para criação de um efetivo programa do uso desse resíduo para produção de biodiesel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara Stocker Lago, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste – Campus de Toledo. Docente do curso de Administração e do programa de mestrado Profissional em Administração (PPGA) da Unioeste – Campus de Cascavel. Membro do grupo de pesquisa: Sustentabilidade no Agronegócio. 

Weimar Freire da Rocha Jr. Dr., Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Unioeste Campus Toledo. Bolsista produtividade pela Fundação Araucária, PR. Membro dos grupos de pesquisa: GEPEC e TRANSlog.

Downloads

Publicado

2016-09-09

Como Citar

Stocker Lago, S. M., & Freire da Rocha Jr. Dr., W. (2016). Logística reversa, legislação e sustentabilidade: o óleo de fritura residual como matéria-prima para produção de biodiesel. Gestão E Sociedade, 10(27), 1458. https://doi.org/10.21171/ges.v10i27.2107