MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO: CONSTRUINDO UM HOLOGRAMA

Autores

  • Claudio Casavechia Universidade Federal de Uberlândia
  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros Universidade Federal de Uberlandia
  • Valdir Machado Valadão Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1354

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Integração, Consenso, Mecanismos, Artefatos.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado em uma Agência de Varejo do Banco Beta, sobre as manifestações culturais da empresa visando à integração dos seus valores e crenças. A cultura organizacional é estudada sob três diferentes perspectivas: a integração, a diferenciação e a fragmentação (MARTIN, 2001). É cada vez maior a preocupação das organizações em criar mecanismos que promovam a atuação dos funcionários em favor dos interesses organizacionais. Nesta pesquisa, a perspectiva da integração orienta o objetivo de identificar os mecanismos utilizados por uma empresa para criar o consenso nas manifestações culturais. O método utilizado é o estudo de caso e a coleta de dados foi feita por meio da análise de documentos da empresa e de entrevistas. Os resultados indicam uma forte busca pelo consenso nas manifestações culturais por toda a organização, com ações continuadas de integração dos valores e crenças apregoados pela instituição.

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Biografia do Autor

Claudio Casavechia, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlandia

Professora da área de Organizações e Recursos Humanos da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Valdir Machado Valadão Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2012-05-15

Como Citar

Casavechia, C., Medeiros, C. R. de O., & Valadão Júnior, V. M. (2012). MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO: CONSTRUINDO UM HOLOGRAMA. Gestão E Sociedade, 5(12), 216–235. https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1354