MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO: CONSTRUINDO UM HOLOGRAMA
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1354Palavras-chave:
Cultura Organizacional, Integração, Consenso, Mecanismos, Artefatos.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado em uma Agência de Varejo do Banco Beta, sobre as manifestações culturais da empresa visando à integração dos seus valores e crenças. A cultura organizacional é estudada sob três diferentes perspectivas: a integração, a diferenciação e a fragmentação (MARTIN, 2001). É cada vez maior a preocupação das organizações em criar mecanismos que promovam a atuação dos funcionários em favor dos interesses organizacionais. Nesta pesquisa, a perspectiva da integração orienta o objetivo de identificar os mecanismos utilizados por uma empresa para criar o consenso nas manifestações culturais. O método utilizado é o estudo de caso e a coleta de dados foi feita por meio da análise de documentos da empresa e de entrevistas. Os resultados indicam uma forte busca pelo consenso nas manifestações culturais por toda a organização, com ações continuadas de integração dos valores e crenças apregoados pela instituição.Downloads
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Publicado
2012-05-15
Como Citar
Casavechia, C., Medeiros, C. R. de O., & Valadão Júnior, V. M. (2012). MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO: CONSTRUINDO UM HOLOGRAMA. Gestão E Sociedade, 5(12), 216–235. https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1354
Edição
Seção
Artigos
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