PLANO DIRETOR COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: UM ESTUDO NA CIDADE DE CARUARU/PE

Autores

  • Maria das Graças Vieira Universidade Federal de Pernambuco
  • Cédrick Cunha Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1328

Palavras-chave:

Plano Diretor, Gestão Municipal, Caruaru.

Resumo

A cidade contemporânea é resultado de um processo histórico e de constantes mudanças, onde seu desenvolvimento está diretamente relacionado às intensas, dinâmicas e complexas relações entre os agentes nela inseridos. Por conta da complexidade existente nesta realidade faz-se necessário, para sua eficiente e eficaz gestão, a utilização de um planejamento que objetive agregar suas decisões aos interesses individuais e coletivos desses agentes, sejam eles econômicos, sociais, culturais ou religiosos, instigando a um modelo de gestão participativa. Com base neste contexto, este artigo teve como objetivo principal analisar o modelo de gestão pública existente em Caruaru/PE. O município analisado apresenta a utilização de um Plano Diretor como instrumento de planejamento, assim como diversas cidades brasileiras o fazem desde a publicação do Estatuto da Cidade, porém, apresentando algumas carências em sua elaboração e implantação, tanto com relação ao envolvimento da sociedade como no monitoramento de sua execução. Como resultado foi possível desenvolver diretrizes para estimular uma maior participação da sociedade nas tomadas de decisão quanto à elaboração e implantação de um Plano Diretor baseado nas prioridades identificadas, como também, na elaboração de mecanismos de monitoramento dos projetos e ações de curto e longo prazo.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestre em Administração (UFPB-2003) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB-2000). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2009/2012). Consultora ad hoc do CNPq e da CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégias Empresariais e Qualidade (CNPq). Co-autora do Livro: "Processo decisório: considerações sobre a tomada de decisões",editora Juruá,Curitiba, 2011 e Autora do Livro: "A ética na profissão contábil", editora IOB-Thomson, São Paulo, 2006. Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação a Distância, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, contabilidade, empreendedorismo, gestão, pedagogia e educação a distância

Cédrick Cunha Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando no curso de Pós-Graduação em Administração (PROPAD - nível de excelência 5 da CAPES) na linha Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia de Informação (MTI). Formado em Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus do Agreste. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, marketing e administração geral. O mesmo possui grande interesse nos estudos sobre tecnologia e sociedade, principalmente no que diz respeito aos temas: cibercultura e hipermodernidade.

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Publicado

2011-12-01

Como Citar

Vieira, M. das G., & Silva, C. C. G. da. (2011). PLANO DIRETOR COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: UM ESTUDO NA CIDADE DE CARUARU/PE. Gestão E Sociedade, 5(11), 176–191. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1328

Edição

Seção

Artigos