A INFLUÊNCIA DOS TRAÇOS CULTURAIS BRASILEIROS NA BUSCA PELAS REDES PRIVADAS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v3i6.635Palavras-chave:
Redes, Consumo, Traços CulturaisResumo
Dentro do estudo dos traços culturais da educação no Brasil, pode-se contemplar o estudo do perfil dos consumidores dos serviços educacionais sob a ótica das novas estruturas organizacionais. Assim, pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: “Os traços culturais brasileiros influenciam na busca pela ensino privado? Os deslocamentos ocorridos entre o público e o privado estão levando o consumidor de serviços educacionais a procurarem cada vez mais as chamadas franquias do sistema educacional?”. Para tanto, foi realizado um survey, através da aplicação de questionário estruturado, com os pais/responsáveis de alunos do ensino fundamentalde uma escola conveniada a uma rede de ensino em Lavras, MG. Utilizando técnicas de análise multivariada, foi possível confirmar que os deslocamentos ocorridos entre o público e o privado estão levando o consumidor de serviços educacionais a procurarem cada vez mais as franquias do sistema educacional. Evidenciou-se, também, que os tomadores de decisão, procuram pela rede privada de ensino com intuito de que seus filhos tenham, além de uma educação de qualidade, um serviço especializado, pautado na tradição, reputação e na relação escola-família, bem como tenham ao seu alcance aulas complementares, além de acreditar que por se tratar de uma franquia de escolas, esta apresenta diversas vantagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.