Análise Integrada De Viabilidade Econômica De Projetos Aplicada À Substituição De Uma Máquina
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v1i2.565Palavras-chave:
Viabilidade Econômica, Condições de Risco e Ferramentas para Análise de Viabilidade.Resumo
O estudo de viabilidade de projetos é muito importante para o processo de tomada de decisão empresarial, uma vez que o sucesso de um empreendimento será determinado pela escolha de alternativas de investimentos que criem valor para os proprietários da empresa. O presente artigo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da substituição de uma máquina de acabamento na empresa Mahle Componentes de Motores do Brasil Ltda., localizada no município de Itajubá, no estado brasileiro de Minas Gerais. Atualmente existem, nesta empresa, três máquinas Roto Finish em operação. O estudo apresentado avalia a substituição destas por uma máquina Loeser, a qual foi desenvolvida pelo Grupo Mahle Mundial, em parceria com fornecedores exclusivos. Os projetos foram analisados dentro dos parâmetros de aceitação do Grupo Mahle Mundial. As conclusões obtidas, através da análise do fluxo de caixa dos projetos e do valor presente líquido (VPL), da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do método do Payback, mostram que a substituição das máquinas Roto Finish pela Loeser é economicamente viável.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-09
Como Citar
Vilela, J. H. S., Silva, M. A. V. R., & Quintairos, P. (2007). Análise Integrada De Viabilidade Econômica De Projetos Aplicada À Substituição De Uma Máquina. Gestão E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.21171/ges.v1i2.565
Edição
Seção
Artigos
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.