CADEIA DE SUPRIMENTOS – ANÁLISE DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA MANUTENÇÃO DA COMPETITIVIDADE: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.559Palavras-chave:
Cadeia produtiva vitivinícola, cadeia de suprimentos, competitividade, estratégias, ações.Resumo
O processo crescente de globalização apresenta como uma de suas conseqüências a expansão da competição interempresarial. Neste contexto a manutenção e desenvolvimento de vantagens competitivas são considerados atributos essenciais para a sobrevivência organizacional. Assim, o presente trabalho propõe-se a analisar as principais ações realizadas pela cadeia produtiva vitivinícola do Vale dos Vinhedos, situado no Rio Grande do Sul, Brasil, para a manutenção de sua competitividade. A pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, amparada na estratégia de estudo de caso, enfoca os casos de quatro empresas vinícolas. Identificaram-se, as principais transformações que a cadeia produtiva vem sofrendo e que ações estão sendo postas em prática em relação às cadeias de suprimentos de cada empresa. Como resultado da pesquisa, constatou-se que algumas atividades produtivas estão sendo internalizadas pelas vinícolas com o intuito de desenvolver sua própria cadeia de suprimentos, além de ações voltadas ao mercado consumidor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.