GOVERNANÇA NOS MERCADOS EMERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.553Palavras-chave:
Governança, desenvolvimento econômico e mercados emergentes.Resumo
Neste artigo procura-se evidenciar o relacionamento entre governança e diversas variáveis econômicas ou financeiras dos mercados emergentes. Com esse objetivo estabeleceu-se um referencial teórico contendo os conceitos fundamentais ligados ao nível de governança dos países que sugere influência no desempenho dos países. A amostra com que se trabalhou foi composta de um grupo de países emergentes, tendo sido considerado como critério para sua composição a existência de um nível de renda per capita por habitante por ano que se situasse entre U$ 500 e U$ 20.000. Em seguida procurou-se selecionar alguns indicadores médios de desempenho econômico e financeiro desses países no período entre 2000 e 2002. Todos os dados econômicos e financeiros dos países foram obtidos junto ao
site do Banco Mundial. Posteriormente utilizou-se o método de regressões lineares múltiplas de modo a investigar possíveis relações estatísticas entre as variáveis. Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva entre governança e renda per capita e negativa entre governança e crescimento econômico entre outras relações relevantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.