NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO

Autores

  • Mauro Calixta Tavares
  • Valéria Braga Pinto

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v2i3.542

Palavras-chave:

Sistema de consumo, comportamento do consumidor e novos produtos.

Resumo

A orientação para o mercado tem sido abordada com suas possíveis implicações na estrutura, processos, pessoas, desenvolvimento de novos produtos, inovação e flexibilidade estratégica, entre outras possibilidades. O foco do presente capítulo é sobre sua relação com novos produtos sob a perspectiva de sistema de consumo. A partir de um estudo exploratório, os alunos de um programa de MBA, divididos em grupos, realizaram um trabalho envolvendo o consumo de vários produtos e serviços sob a perspectiva sistêmica, envolvendo levantamentos de fontes primárias, com a realização de entrevistas em profundidade. Identificou-se, após essa etapa inicial, a questão do desenvolvimento de novos produtos e serviços e a seguir, a orientação para o mercado das empresas fabricantes dos produtos selecionados. O tema escolhido para dar o suporte empírico a este artigo relaciona-se à lavagem doméstica de roupas considerada nos seus múltiplos episódios de consumo. Os resultados mostraram que a abordagem do consumo sob o enfoque sistêmico pode ser um recurso útil no desenvolvimento bem sucedido de novos produtos e indicativas do tipo de orientação para o mercado adotado pelas empresas estudadas. Ressaltam-se as limitações apresentadas por ser este estudo de natureza exploratória.

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Publicado

2009-07-17

Como Citar

Tavares, M. C., & Pinto, V. B. (2009). NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO. Gestão E Sociedade, 2(3). https://doi.org/10.21171/ges.v2i3.542

Edição

Seção

Artigos