AÇÕES E REAÇÕES
o papel do Conselho e do Fórum de Economia Solidária na economia solidária de São Carlos
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v17i49.3716Palavras-chave:
Conselho de Economia Solidária, Fórum de Economia Solidária, Articulação política, Economia SolidáriaResumo
O município paulista de São Carlos é uma referência nacional na economia solidária (EcoSol) que, por sua vez, vem contribuindo, desde final da década de 1990, na geração de emprego e renda para população mais vulnerável. No processo de fortalecimento institucional da EcoSol, foram criados o Fórum Municipal de Economia Solidária (FMES) e o Conselho Municipal de Economia Solidária (COMESOL) para serem espaços de discussões e debates sobre as pautas relacionadas à Economia Solidária. Feitas essas considerações, o objetivo desse trabalho é analisar os arranjos, articulações e tensões de sujeitos e entidades no contexto da Economia Solidária de São Carlos. Metodologicamente, esse trabalho se apoia na pesquisa documental, revisão bibliográfica e observação participante. Ademais, também se valeu de entrevistas semiestruturadas com agentes representativos das principais instituições do movimento de Economia Solidária no município paulista de São Carlos, o FMES e o COMESOL, e da Câmara Municipal de Vereadores.
Downloads
Referências
COLLIS, J; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre, RS, Brasil: Bookman, 2005.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. 1. ed. São Paulo, SP, Brasil: Atlas, 2014.
MOLINA, W. S. L.; CARVALHO, J. G. Economia solidária e necessária. Revista Florestan. São Carlos, n. 7, p. 6-9, dez., 2020.
REDE ECO SANCA. Cartilha Economia Solidária Em São Carlos. Projeto Rede Eco Sanca, v.1, n.1. São Carlos, 2019.
FARAH, A. M. Conselho municipal de economia solidária: um estudo de uma política pública em São Carlos. 2019. 92 f. Dissertação de Mestrado - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
FÓRUM MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIAC (FMES). Regimento Interno. São Carlos: [s.n.)., 2005
SÃO CARLOS. Lei Municipal Economia Solidária n° 15.853-2011. São Carlos: [s.n.], 2011.
SÃO CARLOS. Lei Municipal de Programa de Fomento à Economia Solidária n° 15.196-2010. São Carlos: [s.n.], 2010.
SCHIOCHET, V. Institucionalização das Políticas Públicas de Economia Solidária: Breve trajetória e desafios. Brasília: IPEA, 2009. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/mercadodetrabalho/08_ECONS_institucionalizacao.pdf. Acessado em 20 set. 2021.
OLIVEIRA FILHO, M. A. M. B.; SCHWENCK, B. C. V. G.; GARBUIO, B. I.; SILVA, P. H.; ALMEIDA, M. F. Políticas Públicas e a constituição do movimento de economia solidária: uma análise sobre o caso de São Carlos-SP. In: XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROCOAS, 2017, São Paulo. Autogestão, cooperativismo e economia social e solidária: experiências latino americanas, 2017.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gestão e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.









