IMPLICAÇÕES DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO FOMENTO À APRENDIZAGEM AUTODIRECIONADA E TRANSFORMADORA:
um estudo de caso com discentes de um curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v17i45.3627Palavras-chave:
Aprendizagem autodirecionada; aprendizagem transformadora; ambiente virtual de aprendizagem; discentes; administração.Resumo
Este artigo objetiva analisar o processo de aprendizagem de discentes do curso de Administração do campus IV da Universidade Federal da Paraíba no Ambiente Virtual de Aprendizagem no período de pandemia a partir das perspectivas da aprendizagem autodirecionada e transformadora. Justifica-se pela importância de entender melhor o processo formativo dos alunos para conduzi-los a um aprendizado mais autodirecionado e transformador, sobretudo nesses tempos de pandemia. Ademais, a viabilidade ocorre por meio da facilidade de acesso aos estudantes para que eles reflitam sobre o percurso do seu aprendizado, bem como se torna oportuno para o campo conhecer mais as nuances da temática com a modalidade do ensino remoto no ambiente universitário público. Assim, discorre-se acerca da relação entre aprendizagem autodirecionada e transformadora no AVA, especialmente no contexto do ensino em Administração. Trata-se de uma pesquisa realizada no nível descritivo, do tipo estudo de caso e com abordagem quantitativa dos dados. Os resultados revelaram que as habilidades referentes ao domínio da aprendizagem autodirecionada e transformadora durante o ensino remoto são insuficientes para conseguir um autodirecionamento e uma transformação emancipatória do discente. Portanto, conclui-se que apesar dos alunos alcançarem um nível de aprendizagem satisfatória no ensino remoto, ainda é preciso desenvolver características comportamentais de aprendizagem autodirecionada e transformadora capazes de tornar os discentes mais qualificados em sua formação profissional.
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