A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA AMBIENTAL

Autores

  • Gerliane Maia Costa Universidade Federal do Ceará
  • Beatriz Alves dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Layane Silva Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Barboza Guimarães Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v15i43.3541

Palavras-chave:

Divulgação Ambiental., Governança Corporativa., Características do Conselho de Administração., Teoria da Legitimidade., Teoria da Agência.

Resumo

Este artigo busca analisar as características do conselho de administração que influenciam a divulgação ambiental voluntária das empresas brasileiras de capital aberto. Para tanto, utilizou-se uma perspectiva multiteórica: Teoria da Legitimidade e Teoria da Agência. A análise foi realizada em uma amostra de 61 empresas pertencentes ao Novo Mercado, listadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3), entre 2016-2018. Para testar as hipóteses, realizou-se uma regressão multivariada com dados em painel. Observou-se que, das empresas pertencentes ao Novo Mercado, excluindo-se os setores financeiro e de seguros, somente 52,1% apresentaram informações ambientais no período analisado. Os resultados apontam que, em média, as empresas da amostra divulgam 42% das informações referentes ao índice de divulgação ambiental. As características do conselho estão de acordo com as orientações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A pesquisa encontrou relação positiva e significativa entre o tamanho do conselho e a divulgação ambiental.

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Biografia do Autor

Gerliane Maia Costa, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mestranda em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Beatriz Alves dos Santos , Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciência Contábeis pelo Centro Universitário Católica de Quixadá. Mestranda em administração e controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Maria Layane Silva Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciência Contábeis pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em administração e controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará. Desde 2015 atua como Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

Maia Costa, G., Alves dos Santos , B., Silva Gomes, M. L., & Barboza Guimarães, D. (2021). A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA AMBIENTAL. Gestão E Sociedade, 15(43). https://doi.org/10.21171/ges.v15i43.3541