Evidências Psicométricas das Dimensões da Qualidade de Serviços de um Bairro Urbanco
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v15i41.3520Palavras-chave:
Gestão urbana, Planejamento urbano, Qualidade de serviços no bairro, Escala de dimensões da qualidade dos serviços no bairro, Qualidade de vida.Resumo
Este estudo visa desenvolver e validar uma escala relacionada à qualidade dos serviços do bairro, a partir da perspectiva das pessoas que habitam as áreas sul e leste na cidade de Natal-RN. Com base no conceito e teoria da gestão urbana, marketing e satisfação residencial, o estudo apresenta escala para medir as dimensões da qualidade dos serviços no bairro como forma de contribuir para sua gestão urbana e, por conseguinte, das cidades, auxiliando no planejamento e tomada de decisão por parte dos gestores, promoção do bem-estar, qualidade de vida, serviços e ambientes urbanos acolhedores, para atrair investimentos públicos e privados. A metodologia utilizada foi do tipo quantitativo, descritivo e correlacional, através de levantamento. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário estruturado, tendo alcançado 701 respondentes, distribuídos em quatro amostras. Para a análise dos dados adotou-se um estudo subdividido em três etapas, a saber: 1) estatística descritiva e representatividade de conteúdo, 2) análise exploratória e 3) análise confirmatória da estrutura fatorial. Os resultados revelaram que a escala Dimensões da Qualidade dos Serviços no Bairro (DQSB) é consistente em sua estrutura tetrafatorial, não havendo diferenças entre as zonas urbanas relativas à mensuração desse construto, comprovando-se assim o mesmo nível de qualidade dos serviços.
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