Evidências Psicométricas das Dimensões da Qualidade de Serviços de um Bairro Urbanco

Autores

  • Sheila Trícia Guedes Pastana Universidade Federal do Amapá
  • Nilton Soares Formiga Universidade Potiguar, UNP, Natal-RN, Brasil/ Laureate International Universities

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v15i41.3520

Palavras-chave:

Gestão urbana, Planejamento urbano, Qualidade de serviços no bairro, Escala de dimensões da qualidade dos serviços no bairro, Qualidade de vida.

Resumo

Este estudo visa desenvolver e validar uma escala relacionada à qualidade dos serviços do bairro, a partir da perspectiva das pessoas que habitam as áreas sul e leste na cidade de Natal-RN. Com base no conceito e teoria da gestão urbana, marketing e satisfação residencial, o estudo apresenta escala para medir as dimensões da qualidade dos serviços no bairro como forma de contribuir para sua gestão urbana e, por conseguinte, das cidades, auxiliando no planejamento e tomada de decisão por parte dos gestores, promoção do bem-estar, qualidade de vida, serviços e ambientes urbanos acolhedores, para atrair investimentos públicos e privados. A metodologia utilizada foi do tipo quantitativo, descritivo e correlacional, através de levantamento. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário estruturado, tendo alcançado 701 respondentes, distribuídos em quatro amostras. Para a análise dos dados adotou-se um estudo subdividido em três etapas, a saber: 1) estatística descritiva e representatividade de conteúdo, 2) análise exploratória e 3) análise confirmatória da estrutura fatorial. Os resultados revelaram que a escala Dimensões da Qualidade dos Serviços no Bairro (DQSB) é consistente em sua estrutura tetrafatorial, não havendo diferenças entre as zonas urbanas relativas à mensuração desse construto, comprovando-se assim o mesmo nível de qualidade dos serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Trícia Guedes Pastana, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar, Mestra em Desenvolvimento Regional pela UNIFAP; Docente /Pesquisadora na Graduação em Administração da UNIFAP

Nilton Soares Formiga, Universidade Potiguar, UNP, Natal-RN, Brasil/ Laureate International Universities

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho (nível mestrado) e Administração (nível doutorado) na Universidade Potiguar, Natal-RN, Brasil. E-mail: nsformiga@yahoo.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4907-9736.

*O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

 

Referências

ADRIAANSE, C. C. M. Measuring residential satisfaction: a residential environmental satisfaction scale (RESS). Journal of Housing and the Built Environment, [s. l.], v. 22, n. 3, p. 287–304, 2007. Disponível em: <http://link.springer.com/10.1007/s10901-007-9082-9>. Acesso em: 9 set. 2020.

ARMSTRONG, J. S.; OVERTON, T. S. Estimating nonresponse bias in mail surveys. Journal of Marketing Research, [s. l.], v. 14, p. 396–402, 1977. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/0a71/2cce4ada874dcd1b6bd48961060b1ad00961.pdf>

BASOLO, Victoria; STRONG, Denise. Understanding the neighborhood: From residents’ perceptions and needs to action. Housing Policy Debate, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 83–105, 2002.

BONAIUTO, Marino et al. Multidimensional perception of residential environment qualityand neighbourhood attachment in the urban environment. Journal of Environmental Psychology, [s. l.], v. 19, p. 331–352, 1999.

BONNES, M.; BONAIUTO, M.; ERCOLANI, AP. Crowding and Residential Satisfaction in the Urban Environment: A Contextual Approach. Environment and Behavior, [s. l.], v. 26, n. 5, p. 531–552, 1991.

BOUGOUFFA, Ilyes; PERMANA, Ariva Sugandi. A Study on the Linkages between Residential Satisfaction and the Overall Quality of Life in Bandar Tun Razak Area of Kuala Lumpur City, Malaysia. Applied Research Quality Life, [s. l.], p. 991–1013, 2018.

BRAMLEY, Glen et al. Social sustainability and urban form: evidence from five British cities. Environment and Planning, [s. l.], v. 41, p. 2125–2143, 2009.

CAMPOS, Vânia Barcellos Gouvêa. Uma Visão da Mobilidade Urbana Sustentável. Revista dos Transportes Públicos, [s. l.], v. 2, n. 4, p. 99–106, 2006.

CAO, Xinyu (Jason); WANG, Donggen. Environmental correlates of residential satisfaction: An exploration of mismatched neighborhood characteristics in the Twin Cities. Landscape and Urban Planning, [s. l.], v. 150, p. 26–35, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.landurbplan.2016.02.007>

CHANG, Chia-hsun; THAI, Vinh V. Do port security quality and service quality influence customer satisfaction and loyalty? Maritime Policy & Management, [s. l.], p. 1–17, 2016.

CHEN, Ching-fu; CHENG, Lee-ting. A study on mobile phone service loyalty in Taiwan. Total Quality Management & Business Excellence, [s. l.], v. 23, n. 7, p. 807–819, 2012.

COSTA, Ivo Almeida. Indicadores para avaliação da sustentabilidade em projetos de mobilidade urbana. 2016. Universidade de Brasília, [s. l.], 2016.

COSTA, Marcela da Silva. Um índice de mobilidade urbana sustentável. 2008. Universidade de São Paulo, São Carlos - SP, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-01112008-200521/>

CRESWELL, John W. Pesquisa de métodos mistos: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Penso ed. Porto Alegre - RS: Penso, 2013.

CRONIN JR, J. Joseph; TAYLOR, Steven A. Measuring Service Quality - A Reexamination And Extension. Journal of Marketing, [s. l.], v. 56, n. 3, p. 55–68, 1992.

DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. Artmed ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DASSOPOULOS, Andrea; MONNAT, Shannon M. Do Perceptions of Social Cohesion, Social Support, and Social Control Mediate the Effects of Local Community Participation on Neighborhood Satisfaction? Environment and Behavior, [s. l.], v. 43, n. 4, p. 546– 565, 2011.

DEANE, Glenn D. Mobility and Adjustments: Paths to the Resolution of Residential Stress. Demography, [s. l.], v. 27, n. 1, p. 65–66, 1990.

DJEBARNI, Ramdane; AL-ABED, Abdullah. Satisfaction level with neighbourhoods in low-income public housing in Yemen. Property Management, [s. l.], v. 18, p. 230–242, 2000.

FAUL, F. et al. G*Power 3: A flexible statistical power analysis program for the social, behavioral, and biomedical sciences. Behavior Research Methods, [s. l.], v. 39, p. 175–191, 2007.

FERREIRA, Inês Alves de Matos Pires. O Bairro na Cidade – A Relação entre a Satisfação Residencial e a insegurança percebida nos moradores de um bairro urbano. 2011. Universidade de Lisboa, [s. l.], 2011.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. AMGH ed. Porto Alegre: 2014, 2014.

FLEURY, L. F. O. et al. Escala de Percepção de Suporte Organizacional: evidência da estrutura fatorial em trabalhadores brasileiros. Psicologia em Pesquisa, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 1–10, 2017. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.24879/201700110010033>

FORMIGA, N. S. et al. Evidência empírica de uma medida da anomia organizacional em trabalhadores brasileiros. Revista de Psicologia da UCV, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 43–59, 2016.

FORNARA, Ferdinando; BONAIUTO, Marino; BONNES, Mirilia. Cross-Validation of Abbreviated Perceived Residential Environment Quality (PREQ) and Neighborhood Attachment (NA) Indicators. Environment and Behavior, [s. l.], v. 42, n. 2, p. 171–196, 2010.

GIFFINGER, Rudolf. Smart Cities: Ranking of European medium-sized cities - Final report. Vienna, 2007. Disponível em: .

GROGAN-KAYLOR, Andrew et al. Predictors of Neighborhood Satisfaction. Journal of Community Practice, [s. l.], v. 14, n. 4, p. 27–50, 2006.

GRONROOS, Christian. A Service Quality Model and its Marketing. European Journal of Marketing, [s. l.], v. 18, n. 4, p. 36–44, 1984.

GRUBER, Kenneth J.; SHELTON, Gladys G. Assessment of neighborhood satisfaction by residents of three housing types. Social Indicators Research, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 303–315, 1986.

HADAVI, Sara; KAPLAN, Rachel; HUNTER, Marycarol R. How does perception of nearby nature affect multiple aspects of neighbourhood satisfaction and use patterns? Landscape Research, [s. l.], v. 43, n. 3, p. 360–379, 2018. Disponível em: <http://doi.org/10.1080/01426397.2017.1314453>

HAIR JR. et al. Multivariate Data Analysis. Prentice H ed. New Jersey, 2010: 7. ed., 2010.

HARRIS, Lloyd C.; GOODE, Mark M. H. The four levels of loyalty and the pivotal role of trust: a study of online service dynamics. Journal of Retailing, [s. l.], v. 80, p. 139–158, 2004.

HAYTON, J. C.; ALLEN, D. G.; SCARPELLO, V. Factor retention decisions in exploratory factor analysis: A tutorial on parallel analysis. Organizational Research Methods, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 191–205, 2004.

HUR, Misun; MORROW-JONES, Hazel. Factors That Influence Residents’ Satisfaction With Neighborhoods. Environment and Behavior, [s. l.], v. 40, p. 619–635, 2008.

HUR, Misun; NASAR, Jack L.; CHUN, Bumseok. Neighborhood satisfaction, physical and perceived naturalness and openness. Journal of Environmental Psychology, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 52–59, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.jenvp.2009.05.005>

IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil. IBGE ed. Rio de Janeiro, 2015: IBGE, 2015.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. 2019. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/natal/panorama>.

KASSIM, Norizan; ABDULLAH, Nor Asiah. The effect of perceived service quality dimensions on customer satisfaction, trust, and loyalty in e-commerce settings: A cross cultural analysis. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, [s. l.], v. 22, n. 3, p. 351–371, 2010.

KHAEF, Samaneh; ZEBARDAST, Esfandiar. Assessing Quality of Life Dimensions in Deteriorated Inner Areas: A case from Javadieh Neighborhood in Tehran Metropolis. Social Indicators Research, [s. l.], n. 13, 2015.

KIM, Ho-Jeong; YANG, Mi-Ran. A Comparative Study on Residential Satisfaction in Relation to Spatial Characteristics of the Residential-Commercial Area in Urban Seoul Focused on the Analysis of Seorae Village of Banpo 4-dong and the Garosu-gil area of Sinsa-dong. Journal of Asian Architecture and Building Engineering, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 294–302, 2018.

LAI, Fujun; GRIF, Mitch; BABIN, Barry J. How quality, value, image, and satisfaction create loyalty at a Chinese telecom. Journal of Business Research, [s. l.], v. 62, p. 980–986, 2009.

LATTIN, James; CARROLL, J. Douglas; GREEN, Paul E. Análise de dados multivariados. Cengage Le ed. São Paulo: Cengage Le, 2011.

LEDESMA, R. D.; VALERO-MORA, P. Determining the number of factors to retain in EFA: An easy-to-use computer program for carrying out parallel analysis. Practical Assessment, Research & Evaluation, [s. l.], v. 12, n. 2, 2007.

LEE, Yong-ki et al. Festivalscapes and patrons’ emotions, satisfaction, and loyalty. Journal of Business Research, [s. l.], v. 61, p. 56–64, 2008.

LESLIE, Eva; CERIN, Ester. Are perceptions of the local environment related to neighbourhood satisfaction and mental health in adults? Preventive Medicine, [s. l.], v. 47, p. 273–278, 2008.

LOVEJOY, Kristin; HANDY, Susan; MOKHTARIAN, Patricia. Neighborhood satisfaction in suburban versus traditional environments: An evaluation of contributing characteristics in eight California neighborhoods. Landscape and Urban Planning, [s. l.], v. 97, n. 1, p. 37–48, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.landurbplan.2010.04.010>

MALHOTRA, Naresh K.; BIRKS, David F. Marketing research: an applied approach. Rev. 2nd E ed. [s.l.]: Prentice-Hall, 2006.

MARANS, Robert; RODGERS, Willard. Toward an understanding of community satisfaction. In: Metropolitan America in Contemporary Perspective. New York: Halstead Press, 1975. p. chapter 7.

MARÔCO, João. Analise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumb ed. Pêro Pinheiro: ReportNumber, 2010.

MARTINS, Fatima; CANDIDO, Gesinaldo. Analise da Sustentabilidade Urbana no contexto das Cidades: proposição de critérios e indicadores. In: ENANPAD 2013, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2013.

MIOT, Hélio Amante. Assessing normality of data in clinical and experimental trials. J. vasc. bras., [s. l.], v. 16, n. 2, p. 88–91, 2017.

MITTAL, Banwari; LASSAR, Walfried M. Why do customers switch? The dynamics of satisfaction versus loyalty. Journal of Services Marketing, [s. l.], v. 12, n. 3, p. 177–194, 1998.

NAHAS, Maria Inês Pedrosa. Bases teóricas, metodologia de elaboração e aplicabilidade de indicadores intra-urbanos na gestão municipal da qualidade de vida urbana em grandes cidades: o caso de Belo Horizonte. 2002. São Carlos: UFSCar, [s. l.], 2002.

NASCIMENTO, D. C. et al. Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 73–77, 2014.

NÉLSON, Antônio et al. A comparative evaluation of mobility conditions in selected cities of the fi ve Brazilian regions. Transport Policy, [s. l.], v. 37, p. 147–156, 2015.

O’CONNOR, B. P. SPSS and SAS programs for determining the number of components using parallel analysis and Velicer’s MAP test. Behavior Research Methods, instruments, and computers, [s. l.], v. 32, n. 3, p. 396–402, 2000.

OLIVER, Richard L. Whence Consumer Loyalty? Journal of Marketing, [s. l.], v. 63, p. 33–44, 1999.

OLIVER, Richard L.; RUST, Rolando T.; VARKI, Sajeev. Customer delight Foundations, findings, and managerial insight. Journal of Retailing, [s. l.], v. 73, n. 3, p. 311–336, 1997.

OMOREGIE, Osaretin Kayode et al. Factors influencing consumer loyalty: evidence from the Ghanaian retail banking industry. International Journal of Bank Marketing, [s. l.], 2019.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. A conceptual model of Service Quality and its Implications for Future Research. Journal of Marketing, [s. l.], v. 49, p. 41–50, 1985.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. 4a.ed. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2011.

PASTANA, Sheila et al. Innovative strategies in the planning of sustainable urban mobility. REBRAE - Revista Brasileira de Estratégia, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 62–73, 2019.

PODSAKOFF, Philip M. et al. Common method biases in behavioral research: A critical review of the literature and recommended remedies. Journal of Applied Psychology, [s. l.], v. 88, n. 5, p. 879–903, 2003. Disponível em: <http://doi.apa.org/getdoi.cfm?doi=10.1037/0021-9010.88.5.879>. Acesso em: 15 Jul. 2020.

POSTHUMUS, Hanneke; LELÉVRIER, Christine. How local contexts influence the neighbourhood satisfaction of displaced tenants in the Netherlands and France. International Journal of Housing Policy, [s. l.], v. 1247, p. 134–158, 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL. Natal - Anuário 2016. Natal-RN: Prefeitura Municipal do Natal-RN, 2016.

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS. Indicadores Cidades Sustentáveis. 2018. Disponível em: <http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/calcadas-acessiveis>.

QAWASMEH, R. Identification of the quality of urban life assessment aspects in residential neighbourhoods in Doha. The Sustainable City, [s. l.], v. 191, n. IX, p. 391–402, 2014.

REDE CIDADES. Observatório Cidadão - São Paulo. 2018. Disponível em: <https://www.redesocialdecidades.org.br/br/SP/sao-paulo/regiao/vila-mariana/populacao-em-situacao-de-rua%0A>.

RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; RIBEIRO, Marcelo Gomes. Ibeu: Índice de Bem-Estar Urbano. Letra Capi ed. Rio de Janeiro, 2013: Letra Capi, 2013.

SCHWANEN, Tim; MOKHTARIAN, Patricia L. The extent and determinants of dissonance between actual and preferred residential neighborhood type. Environment and Planning B: Planning and Design, [s. l.], v. 31, p. 759–784, 2004.

SINGLA, Vikas. Role of service quality and customer satisfaction in predicting customer loyalty. J. Global Business Advancement, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 248–259, 2012.

SIRGY, M. Joseph; CORNWELL, Terri. How neighborhood features affect quality of life. Social Indicators Research, [s. l.], v. 59, n. 1, p. 79–114, 2002.

SMRKE, Urška; BLENKUŠ, Matej; SOČAN, Gregor. Vprašalniki zadovoljstva z bivalnim okoljem: sistematični pregled. Urbani Izziv, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 7–21, 2018.

TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using Multivariate Statistics. Allyn and ed. Boston: Allyn and, 2001.

URBAN, Jan; MÁCA, Vojtěch. Linking Traffic Noise, Noise Annoyance and Life Satisfaction: A Case Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, [s. l.], p. 1895–1915, 2013.

VESEL, Patrick; ZABKAR, Vesna. Managing customer loyalty through the mediating role of satisfaction in the DIY retail loyalty program. Journal of Retailing and Consumer Services, [s. l.], v. 16, n. 5, p. 396–406, 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.jretconser.2009.05.002>

VON-BREYMANN, Helga; MONTENEGRO-MONTENEGRO, Esteban. Validation of a scale to measure perceived residential environment quality in a Latin American setting. Psyecology - Environmental Psychology, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 217–256, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/21711976.2019.1579471>

YAN, Liu; YONG-XIANG, Wu. Analysis of Residential Product’s Value Based on Structural Equation Model and Hedonic Price Theory. International Conference on Management Science and Engineering, [s. l.], v. 14, n. 16, p. 1950–1956, 2009.

YANG, Yizhao. A Tale of Two Cities: Physical Form and Neighborhood Satisfaction in Metropolitan Portland and Charlotte. Journal of the American Planning Association, [s. l.], v. 4363, p. 307–323, 2008.

YIGITCANLAR, Tan; TERIMAN, Suharto. Neighborhood Sustainability Assessment: Evaluating Residential Development Sustainability in a Developing Country Context. Sustainability, [s. l.], p. 2570–2602, 2015.

YIN, Jiangbin et al. Applying the IPA e Kano model to examine environmental correlates of residential satisfaction: A case study of Xi’an. Habitat International, [s. l.], v. 53, p. 461–472, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.habitatint.2015.12.013>

YU, Bingqin et al. Understanding Shanghai Residents ’ Perception of Leisure Impact and Experience Satisfaction of Urban Community Parks: An Integrated and IPA Method. Sustainability, [s. l.], v. 10, n. 1067, p. 2–17, 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Pastana, S. T. G., & Formiga, N. S. (2021). Evidências Psicométricas das Dimensões da Qualidade de Serviços de um Bairro Urbanco. Gestão E Sociedade, 15(41), 4013–4042. https://doi.org/10.21171/ges.v15i41.3520