Gestão de serviços pós-covid: o que se pode aprender com o setor de turismo e viagens?

Autores

  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Viçosa
  • Verônica Feder Mayer Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v14i39.3306

Palavras-chave:

gestão de serviços turísticos pós-covid, gestão de processos, gestão de instalações e capacidade, gestão de pessoas, gestão das interações com clientes

Resumo

O turismo é um setor altamente afetado pela pandemia e requer a implementação de mudanças com grande agilidade. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o que se pode aprender com a gestão de negócios turísticos, ao apresentar alguns dos principais temas que relacionam os impactos da Covid-19 com a gestão de serviços turísticos. São utilizadas duas abordagens metodológicas complementares: a) levantamento bibliográfico de artigos acadêmicos sobre Covid-19 e turismo; b) coleta sistemática de relatórios, artigos de especialistas do setor e documentos de associações de classe. Tais materiais foram analisados por meio de uma análise de conteúdo com o software Nvivo. Quatro grandes dimensões surgiram sobre a gestão de serviços turísticos pós-covid: gestão de processos, gestão de instalações e capacidade, gestão de pessoas e gestão das interações com clientes. Tais temas podem ser explorados em pesquisas futuras como forma de trazer esclarecimentos sobre a gestão de negócios em geral e de negócios turísticos em particular.

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Biografia do Autor

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV) do Departamento de Administração e Contabilidade. Pós Doutora em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Doutora (2017) e Mestre (2013) em Administração Estratégica, Marketing e Inovação pelo CEPEAD, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Membro da ABRATUR, Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil. Possui interesse em temas como Marketing, Comportamento do Consumidor, Experiência, Turismo e Hospitalidade.

Verônica Feder Mayer, Universidade Federal Fluminense

Professora associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bacharel em comunicação social e publicidade (UFF), possui MBA em Marketing e mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Pós-Graduação em Negócios COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante seu doutorado em Administração (COPPEAD / UFRJ) desenvolveu parte de sua pesquisa na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), onde estendeu seus estudos sobre comportamento do consumidor e economia comportamental.    Atualmente é vice-coordenadora do Mestrado em Turismo - PPGTUR/UFF, além de ser pesquisadora líder do LABCONS - Laboratório de Estudos Comportamentais no Turismo. Foi eleita em 2019 como vice-diretora da ABRATUR - Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil para o biênio 2020/2021.  Áreas de pesquisa: Marketing, Consumo e Novas Tecnologias no Turismo; Economia Comportamental Aplicada ao Turismo; e Bem-Estar Subjetivo em Turismo e Hotelaria. 

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Coelho, M. de F., & Mayer, V. F. . (2020). Gestão de serviços pós-covid: o que se pode aprender com o setor de turismo e viagens?. Gestão E Sociedade, 14(39), 3698–3706. https://doi.org/10.21171/ges.v14i39.3306