Influência da Subvenção e Assistência Governamental no Desempenho das Empresas Listadas na B3

Autores

  • Ana Julia Batistella UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECO
  • André Carlos Einsweiler Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v15i41.3119

Palavras-chave:

subvenção e assistência governamental;, desempenho;, econômico;, financeiro;, empresas brasileiras.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a influência da subvenção e assistência governamental no desempenho das empresas listadas na B3. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, documental e quantitativa em companhias abertas que possuíam dados disponíveis para o período de 2011 a 2018, sendo que a amostra do estudo foi composta de 272 empresas. Os dados foram coletados no banco de dados Economática®. Posteriormente, foi realizada estatística descritiva e análise de regressão linear, no software estatístico STATA. Os resultados encontrados comprovam que as empresas que possuem subvenção e assistência governamental apresentam melhores indicadores de desempenho. O estudo contribui no sentido de entender que as empresas que recebem subvenção e assistência governamental se comprometem com o governo e a sociedade em fomentar o desempenho econômico e financeiro. Do contrário, empresas que estão propensas a não obter subvenção e assistência governamental apresentam desempenhos inferiores. Ademais, estas enfrentam uma concorrência desleal frente aos investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Julia Batistella, UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECO

Mestranda no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Pós Graduanda em Finanças e Controladoria na Universidade Norte do Paraná (Unopar). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Contadora registrada no CRC RS/SC sob o nº 099133/O. É membro do Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Organizações e Sociedade da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente desenvolve pesquisas direcionadas para a área de Qualidade e Relevância da Informação Contábil, Gerenciamento de Resultados, Controladoria e Finanças, Contabilidade para usuários Externos e Governança Corporativa. Tem experiência na área de Administração de Empresas com ênfase na área Contabilística. Possui experiência no Setor Administrativo e de Atendimento ao Cliente em Empresas Privadas e Cooperativa de Crédito.

André Carlos Einsweiler, Unochapecó

Mestrando no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Possui graduação em Ciências Contábeis (2007-2010) e Especialização em Convergência às Normas Internacionais - IFRS (2011-2012), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Trabalhou como Analista Contábil na Celulose Irani S.A, empresa do segmento de papel e celulose. Sua área de atuação estão norteadas em pesquisas direcionadas para a área de contabilidade societária e gerencial.

Referências

TAVARES, Vitor Borges; PENEDO, Antônio Sérgio Torres. Níveis de governança corporativa da B3: interesse e desempenho das empresas− uma análise por meio de redes neurais artificiais. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 21, n. 1, p. 40-62, 2018.
SCHEREN, Gilvane; DALCHIAVON, Ariberto; DE MOURA, Geovanne Dias. Influência da Governança corporativa para o recebimento de subvenções e assistências governamentais em companhias abertas. RGC-Revista de Governança Corporativa, v. 5, n. 1, 2018.
MOHAMMADI, Taghi; SEFIDGAR, Mohammad; MALEKI, Sara. The study of effect of corporate governance on performance of the enterprises listed in Tehran Stock and Exchange Organization (TSEO)(case study). Advances in Environmental Biology, p. 251-260, 2014.
KALLAMU, Basiru Salisu; SAAT, Nur Ashikin Mohd. Audit committee attributes and firm performance: evidence from Malaysian finance companies. Asian Review of Accounting, v. 23, n. 3, p. 206-231, 2015.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Batistella, A. J., & Einsweiler, A. C. (2021). Influência da Subvenção e Assistência Governamental no Desempenho das Empresas Listadas na B3. Gestão E Sociedade, 15(41), 4064–4087. https://doi.org/10.21171/ges.v15i41.3119