An empirical analysis of mobile banking adoption in Vietnam
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v14i37.3078Palavras-chave:
utilidade percebida, facilidade de uso percebida, norma subjetiva, controle comportamental percebido, intenção do cliente de usar serviços bancários móveisResumo
Telefones celulares com tecnologia bancária estão se tornando mais disponíveis no Vietnã. Da mesma forma, muitas instituições financeiras e provedores de serviços de telefonia móvel estão se unindo para fornecer vários serviços bancários aos clientes via telefone celular. No entanto, o número de pessoas que optam por adotar ou usar essas tecnologias ainda é relativamente baixo. Portanto, é necessário avaliar a aceitação de tais tecnologias para estabelecer fatores que dificultam ou promovem a intenção do cliente de usar o banco móvel. Os dados da pesquisa coletados de 452 consumidores foram analisados para fornecer evidências. Os resultados da modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) usando o programa SmartPLS 3.0 indicaram que a percepção de fácil uso, credibilidade, utilidade, atitude, controle comportamental percebido e norma subjetiva são significativas com relação à intenção do cliente de usar dispositivos móveis para serviços bancários. Os resultados da análise de dados contribuem para o corpo de conhecimento, demonstrando que os fatores acima são críticos na intenção de usar o banco móvel em um contexto de país em desenvolvimento. As conclusões deste estudo também podem ajudar os profissionais de marketing do setor bancário a oferecer estratégias de marketing mais adequadas em seu campo, a fim de aumentar a atratividade dos serviços bancários móveis.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.