Habilitadores da inovação em uma instituição pública de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v14i37.2659Palavras-chave:
Inovação, Habilitadores da Inovação, Setor Público, Inovação no Setor Público, Instituição de Ensino SuperiorResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a presença de elementos habilitadores da inovação no âmbito administrativo de uma instituição pública de ensino superior, sob a perspectiva dos seus servidores. O modelo teórico utilizado para a identificação dos habilitadores foi o de Araújo, Rocha e Carvalhais (2015). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotando a estratégia metodológica de estudo de caso único. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, sendo estes dados tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a inovação ocorre na instituição de forma pontual, havendo a presença de poucos elementos habilitadores da inovação entre os analisados, especificamente: gestão de projeto de inovação, recursos para a inovação e vozes indutoras da inovação. Conclui-se que a instituição possui um ambiente organizacional e de gestão pouco favorável a estimular a inovação e torná-la como uma prática habitual.
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