Método de apuração de custos: estudo de caso em uma fundação de apoio de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2555Resumo
Este artigo apresenta um método de apuração dos custos para uma Fundação de Apoio, a partir do estudo de seu caso. Foi realizado mapeamento de suas áreas, cujas técnicas de coleta de dados utilizadas foram: consulta a arquivos e documentos internos, entrevistas semiestruturadas e observações não participantes. Como resultados, foram identificados os procedimentos, os recursos e as atividades desenvolvidas. A análise, por triangulação, permitiu que fossem definidas as métricas de rateio para cada centro de custo, o que permitiu as comparações com os construtos teóricos disponíveis e a descrição sobre como o método de custeio por absorção se adéqua às necessidades de precificação e tomada de decisões. Foi possível identificar que a fundação apresenta como produto final as atividades realizadas pelas gerências de Pessoal, Compras, Importação e Prestação de Contas. Propõem-se futuros estudos sobre o potencial de aplicação dométodo de custeio adotado a outras fundações de apoio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.