Gestão Participativa: avanços e desafios da participação na Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2487Resumo
O objetivo do artigo foi compreender os avanços e desafios da participação na gestão nas unidades de conservação de uso sustentável na Mata Atlântica do RN. Utilizou-se referencial teórico sobre participação, com foco na operacionalização da participação. O estudo tem abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. O lócus da pesquisa foi a APA Piquiri-Una e foram realizadas entrevista semiestruturada, observação não participante estruturada e questionários para a coleta de dados. Conclui-se que na unidade estudada há práticas de gestão que podem ser configuradas como práticas participativas. No entanto, há aspectos essenciais relativos à participação que necessitam avançar, como a capacitação dos envolvidos na participação. As capacidades institucionais foram percebidas como um fator chave para a gestão participativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.