A MOBILIZAÇÃO MUSEOLÓGICA TÉCNICA NA GESTÃO DE MUSEUS COMUNITÁRIOS: A FORÇA DA PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA E DA IDENTIDADE TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v12i32.2362Palavras-chave:
Gestão de museus comunitários, funções museológicas, participação comunitária, identidade territorial, Museologia SocialResumo
Este artigo propõe estratégias de gestão para iniciativas museológicas comunitárias, tendo a participação e a identidade territorial como fatores substantivos a essas iniciativas, associando-os às técnicas básicas dos museus e aos conhecimentos próprios da museologia. A mobilização museológica técnica refere-se, portanto, a um conjunto de procedimentos relacionados às funções dos museus englobadas pelas seguintes áreas: pesquisa, preservação e comunicação, tendo a educação como dimensão transversal, através de práticas adequadas à gestão destes museus. Fruto da pesquisa qualitativa, análise documental e experiências vivenciadas por diferentes museus, dentro e fora do Brasil, as estratégias visam contribuir para o aprimoramento da formação em museologia e gestão social. Os resultados desta pesquisa buscam orientar a prática de gestores sociais, museólogos e líderes comunitários, tornando o desenvolvimento das funções museológicas mais dinâmico, territorializado e, consequentemente, mais apropriado aos seus contextos locais e aos seus princípios base.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.