CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: UMA ANÁLISE NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO MEIO OESTE CATARINENSE - AMMOC
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v12i31.2203Palavras-chave:
Controle Interno. Accountability. Gestão Pública.Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar quais foram os apontamentos realizados pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em relação às prestações de contas dos municípios que compõe a região da AMMOC, referente aos anos de 2011 a 2014. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, documental e descritiva, em que os dados foram coletados dos pareceres emitidos pelo TCE/SC relativos a gestão orçamentaria, financeira e patrimonial dos municípios. Tem-se como principais resultados, que os apontamentos realizados pelo TCE/SC reiteradamente aparecem em anos seguintes ao primeiro apontamento, como por exemplo, o atraso na entrega dos relatórios referentes à gestão pública e aplicação de recursos FUNDEB, prejudicando a transparência e o accountability. Observou-se ainda um aumento de 97% nas restrições de ordem legal e regulamentar, indicando, conforme Piccoli e Klann (2015) que os profissionais, principalmente da área contábil não estão preparados em relação as Normas do Setor Público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.