COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ENDIVIDADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM INDIVÍDUOS DE BAIXA RENDA

Autores

  • Celso Augusto de Matos Escola de Gestão e Negócios Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Kátia Bonfanti Mestra em Educação. Psicopedagoga clínica, terapeuta de família e pesquisadora de Comportamento do Consumidor.
  • Frederike Monika Budiner Mette Doutoranda da UNISINOS.

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1995

Palavras-chave:

Endividamento, Consumidor, Baixa Renda.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral analisar os fatores associados ao superendividamento de consumidores de baixa renda. Foi realizado um estudo exploratório, de cunho qualitativo, por meio de entrevistas individuais com consumidores das classes D e E. Dentre os principais fatores associados ao acúmulo de dívidas pelos entrevistados, destacam-se as compras por impulso, o pagamento do valor mínimo das faturas do cartão de crédito, o uso de financiamentos e empréstimos para aquisição de bens ou até mesmo para pagar outra dívida e fatores imprevistos. O estudo termina com uma discussão teórica destes resultados e sugestões de pesquisa para estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-03

Como Citar

Matos, C. A. de, Bonfanti, K., & Mette, F. M. B. (2015). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ENDIVIDADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM INDIVÍDUOS DE BAIXA RENDA. Gestão E Sociedade, 8(20), 670–687. https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1995

Edição

Seção

Artigos